Medicamentos lideram ranking de intoxicações no Brasil, diz Anvisa
Dados compilados pela agência ainda revelam outras causas de intoxicação, como uso de agrotóxicos e produtos de limpeza
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) registrou 91.883 casos de intoxicação produzida por medicamentos em 2021. De acordo com a agência, de janeiro a dezembro, foram notificados 72.522 casos sobre o uso de remédios.
Além das queixas que envolveram medicamentos, houve 6.771 registros relacionados a produtos de limpeza, 3.902 a raticidas, 1.455 a inseticidas ou agrotóxicos de uso domiciliar, e 1.073 a cosméticos.
As intoxicações em crianças até 9 anos ocorreram principalmente com produtos e inseticidas de uso domiciliar. Embora não seja um produto, alertou a Anvisa, as plantas tóxicas também aparecem em 0,6% dos casos de intoxicação infantil em crianças de 0 a 3 anos.
Os dados fazem parte do 1º Boletim Informativo sobre Monitoramento Pós-Mercado de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, lançado pela Anvisa nesta segunda-feira (4). Além de dados sobre intoxicações, o relatório detalha notificações de eventos adversos, queixas técnicas e desvios de qualidade de produtos.