Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Megaoperação cumpre 21 mandados de prisão contra célula do PCC no DF

Ações foram realizadas em São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Planaltina, Ceilândia e Paranoá

Brasília|Do R7, em Brasília

Investigado é preso durante operação da Polícia Civil do DF
Investigado é preso durante operação da Polícia Civil do DF Investigado é preso durante operação da Polícia Civil do DF

Uma megaoperação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (18), 21 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem a célula brasiliense da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os agentes atuaram nas regiões de São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Planaltina, Ceilândia e Paranoá, além dos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Com o apoio do Núcleo de Fiscalização do Sistema Penitenciário do Ministério Público do Distrito Federal (Nupri/MPDFT), a operação também cumpre mandados de prisão preventiva em estabelecimentos prisionais localizados em Brasília, Novo Gama, no Entorno do DF, e Uberlândia (MG).

Leia mais: Marcola, Colorido e mais 4: veja chefes que o PCC pretendia resgatar de presídios federais

Publicidade

Segundo as investigações, que ocorrem há cerca de um ano e meio, os alvos da operação são integrantes da organização criminosa responsáveis por delitos como homicídios, roubos, tráfico de drogas e de armas praticados em diversas regiões administrativas do DF. 

A polícia afirma que foi possível constatar, em especial, o esforço dos criminosos direcionados ao crescimento da facção na capital federal, tendo as lideranças, inclusive, estabelecido metas para batismos de novos membros.

Publicidade

Além disso, de acordo com os agentes, foi verificado o planejamento de ataques a outras organizações rivais, como forma de garantir o controle do crime nos territórios onde a facção se fez presente.

A operação de hoje contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais da PCDF e das polícias civis dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Goiás. Na ação, trabalharam mais de 100 policiais civis.

Publicidade

Marcola

Apontado como líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, foi transferido de Brasília a Porto Velho (RO) em março deste ano. O criminoso ficou cerca de quatro anos na penitenciária de segurança máxima do Distrito Federal. Marcola tem condenações que chegam a mais de 300 anos.

Para dar mais detalhes da operação de hoje, a PCDF fará uma coletiva de imprensa, às 10h desta sexta-feira (18). A entrevista será no auditório do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECOR), localizado no complexo da PCDF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.