Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Mesmo com avanço, 1 em cada 5 alimentos no Brasil ainda tem resíduo irregular de agrotóxico

Anvisa aponta melhora, mas 20% dos alimentos ainda apresentam contaminação com agrotóxicos

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Anvisa reporta que 20,6% dos alimentos de origem vegetal no Brasil têm resíduo de agrotóxicos fora do padrão, o menor índice em oito anos.
  • Do total de 3.084 amostras analisadas, 79,4% estavam dentro dos limites permitidos para resíduos de agrotóxicos.
  • As principais irregularidades incluem uso de produtos não autorizados, com 12 amostras apresentando risco agudo à saúde.
  • O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos monitora alimentos como frutas e grãos, e já levou à proibição de 10 substâncias nos últimos 15 anos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

79,4% das 3.084 amostras analisadas estavam sem resíduos Fernando Frazão/Agência Brasil - 29/06/2024

O percentual de alimentos de origem vegetal com resíduos de agrotóxicos fora do padrão caiu para 20,6% em 2024, o menor nível dos últimos oito anos. Os dados são do PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo o relatório, 79,4% das 3.084 amostras analisadas estavam sem resíduos ou dentro do limite permitido. As irregularidades incluem uso de produtos não autorizados para a cultura, substâncias proibidas ou níveis acima do limite máximo.


Como funciona o programa Para que analisa as amostras. Reprodução/Anvisa-17.12.2025

A principal não conformidade foi o uso de agrotóxico sem indicação para a cultura analisada. O levantamento também identificou três amostras com produtos proibidos no país e 13 com agrotóxicos não registrados.

LEIA MAIS

Em relação à saúde, a Anvisa apontou risco agudo em 12 amostras, o equivalente a 0,39% do total, mantendo a tendência de queda observada na última década. Não foi identificado risco crônico ao consumidor, mesmo após a análise de mais de 28 mil amostras acumuladas desde 2013.


Infográfico com resultados do PARA 2024 Reprodução/Anvisa-17.12.2025

Foram avaliados alimentos como banana, maçã, arroz, laranja, uva, soja e trigo, entre outros. O PARA monitora resíduos em alimentos mais consumidos no país e subsidia ações de fiscalização, restrições e banimentos de agrotóxicos. Nos últimos 15 anos, 10 substâncias foram proibidas com base nos dados do programa.

Orientações ao consumidor

Frutas, verduras e legumes são essenciais para a saúde e fazem parte das orientações para uma dieta saudável.


Para mais segurança, siga estas orientações:

  • Lave bem frutas e verduras em água corrente. 
  • Use uma escovinha para remover resíduos da superfície, se possível específica para essa finalidade. 
  • Prefira alimentos com rastreabilidade (identificação do produtor) e os da época, que costumam receber menos agrotóxicos. 
  • A higienização com hipoclorito (água sanitária) reduz riscos microbiológicos, mas não elimina resíduos de agrotóxicos. 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.