Metrô do DF vai funcionar em horário especial no fim de semana da posse
No sábado, os vagões circulam das 5h30 às 2h; no domingo (1), o funcionamento será entre 9h e 2h
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
A circulação dos vagões do metrô do Distrito Federal terá horário especial no próximo fim de semana. As mudanças ocorem em razão da virada do ano e da posse presidencial, marcada para o dia 1º de janeiro. No sábado (31), o funcionamento será das 5h30 às 2h, já no domingo (1º), os trens circulam entre 9h e 2h.
Segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), as mudanças na operação ocorrem pelas posses dos governos local e federal. A alteração começa na manhã de sábado (31) e continua até a madrugada de segunda-feira (2). No dia 31 de dezembro, o funcionamento começa às 5h30 e continua até 23h30 em todas as estações, para embarque e desembarque.
Entre 23h30 e 2h, somente as estações Central, Estrada Parque e Terminal Ceilândia estarão abertas para embarque. O desembarque será normal em todas as estações. No dia 1º de janeiro, todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque das 9h às 22h. Das 22h às 2h, somente a Estação Central funcionará para embarque. O desembarque continua em todas as estações.
Leia também: Aeroporto de Brasília intensifica segurança para posse após bombas encontradas na capital
Esquema de segurança
Órgãos de segurança pública do DF e forças federais estão em alerta para o dia 1º de janeiro, quando ocorre a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). As ações foram reformadas após uma tentativa de ataque a bomba no Aeroporto de Brasília.
Visitantes, entregadores de alimentos e motoristas de aplicativos ficam impedidos de entrar no prédio do Senado Federal durante a posse. Apenas servidores, assessores, colaboradores e estagiários estão autorizados a ingressas nas dependências da casa.
Já no Supremo Tribunal Federal (STF), a segurança já estava reforçada, com o fechamento de acesso ao prédio e o posicionamento de barreiras de metal para impedir a aproximação de pessoas e veículos não autorizados. Na praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios, o acesso foi fechado pelo Governo do DF na terça-feira (27).
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.