Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação alerta para agravamento de seca no Nordeste até 2024

Previsão é do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, instituo de pesquisa do MCTI que faz a estiagem da região

Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília

El Niño causará diminuição das chuvas no Norte e Nordeste
El Niño causará diminuição das chuvas no Norte e Nordeste

O Ministério da Ciencia, Tecnologia e Inovação alertou nessa segunda-feira (24) para o agravamento da seca nas regiões Norte e Nordeste nos próximos meses.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), o fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, resultará em diminuição das chuvas.

Leia também

Atualmente, mais de 100 municípios na região se encontram em situação de seca. A falta de chuva poderá ocasionar a redução do sistema agrícola nordestino, além de impactar na qualidade de água de consumo humano e animal.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

“A preocupação é de que se não chover na estação chuvosa, as chuvas só deverão ocorrer na próxima estação, que começa a partir de novembro”, afirma o coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi.


Os níveis do reservatório da região se encontram regulares, devido às fortes chuvas do ano passado. Porém, a situação pode se agravar, já que o painel de monitoramento do El Niño, publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), mostra que o fenômeno deverá atingir o pico de intensidade entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

*Sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.