Ministério da Igualdade Racial demite assessora após ofensas aos torcedores do São Paulo
Assessora publicou ofensas à torcida do São Paulo Futebol Clube nas redes sociais durante agenda com a ministra
Brasília|Do R7, em Brasília
O Ministério da Igualdade Racial anunciou a demissão nesta terça-feira (26) da assessora especial Marcelle Decothé da Silva após ofensas aos torcedores do time de futebol São Paulo. A exoneração veio dois dias depois do ocorrido, na Copa do Brasil, no último fim de semana.
A agora ex-assessora acompanhava a ministra Anielle Franco durante agenda no estádio do Morumbi, em São Paulo, no domingo (24). Na ocasião, a titular assinou um protocolo de ações antirracistas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ela foi criticada por usar uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para a medida, que é legal.
Nas redes sociais, Anielle se defendeu e afirmou que as críticas são atos de “violência política de gênero e raça” e uma “tentativa de implodir” seu trabalho à frente da pasta. “Não são ataques a este ministério ou a mim, mas ao povo brasileiro”, escreveu a ministra.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante a agenda, Decothé publicou em seu perfil pessoal nas redes sociais uma foto do momento da comemoração do time, acompanhada da legenda: “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade; pior tudo de pauliste (sic)". A frase repercutiu mal, e diversas críticas foram feitas à ex-assessora e à pasta.
Nesta terça-feira, o ministério informou em nota que Marcelle foi exonerada do cargo de chefe da Assessoria Especial. "As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR.”