Ministério da Justiça autoriza emprego da Força Nacional em terra indígena no Pará
Pasta também autorizou o uso de uma força-tarefa em apoio ao estado de Pernambuco; medidas foram publicadas no Diário Oficial
Brasília|Do R7, com informações da Agência Estado
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta terça-feira (25) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em ações na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará.
A pasta também determinou o emprego, por 45 dias, de uma força-tarefa em apoio ao estado de Pernambuco. A medida vale de 26 de abril a 9 de junho.
· Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
· Compartilhe esta notícia pelo Telegram
As duas portarias com a autorização são assinadas pelo ministro Flávio Dino e foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça.
Na Terra Indígena Alto Rio Guamá, a Força Nacional vai atuar por 90 dias para preservar a ordem pública e de proteção das pessoas e do patrimônio. A operação terá apoio logístico do Ministério da Justiça, que deverá dar a infraestrutura necessária, em articulação com os órgãos de segurança pública do Pará e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, sob a coordenação da Polícia Federal.
Força-tarefa em Pernambuco
Em Pernambuco, a força-tarefa vai dar instrução, treinamento, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. De acordo com a portaria, o número de profissionais a ser disponibilizado vai obedecer ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.