Ministério Público faz buscas na Câmara Legislativa do DF por suspeita de desvio de emendas
Promotores investigam denúncia de distribuição de propina a servidores por direcionamento ilícitos de verbas públicas
Brasília|Kelly Almeida e Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) faz buscas na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) na manhã desta quarta-feira (23) em operação que investiga denúncias de desvios de emendas parlamentares. Mandados de busca e apreensão também são cumpridos em Goiás e em Sergipe.
A operação, chamada de Alta Conexão, foi autorizada pela 8ª Vara Criminal de Brasília e é resultado de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPDFT.
Na Câmara Legislativa, as buscas foram feitas na Comissão de Segurança e na Coordenadoria de Modernização e Informática.
As investigações correm em sigilo, mas o R7 apurou que os promotores investigam a existência de uma organização criminosa que teria distribuído propina a servidores públicos em troca de facilidade no recebimento e direcionamento de verbas públicas, especialmente emendas parlamentares.
O esquema, segundo as investigações, funcionava a partir de contratos públicos com empresas privadas para zeladoria e manutenção de equipamentos públicos.
A Polícia Civil do Distrito Federal dá apoio à operação na Câmara Legislativa.
Em nota, a Novacap informou que colabora com as investigações e está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos. A CLDF afirmou que "nenhum gabinete parlamentar ou área administrativa da Casa foi alvo da operação" e que "apenas um computador de uma das Comissões foi apreendido." O GDF ainda não retornou o contato. O espaço segue aberto.