Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério Público faz buscas na Câmara Legislativa do DF por suspeita de desvio de emendas

Promotores investigam denúncia de distribuição de propina a servidores por direcionamento ilícitos de verbas públicas

Brasília|Kelly Almeida e Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Câmara Legislativa do Distrito Federal
Câmara Legislativa do Distrito Federal Câmara Legislativa do Distrito Federal

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) faz buscas na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) na manhã desta quarta-feira (23) em operação que investiga denúncias de desvios de emendas parlamentares. Mandados de busca e apreensão também são cumpridos em Goiás e em Sergipe.

A operação, chamada de Alta Conexão, foi autorizada pela 8ª Vara Criminal de Brasília e é resultado de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPDFT. 

Na Câmara Legislativa, as buscas foram feitas na Comissão de Segurança e na Coordenadoria de Modernização e Informática.

As investigações correm em sigilo, mas o R7 apurou que os promotores investigam a existência de uma organização criminosa que teria distribuído propina a servidores públicos em troca de facilidade no recebimento e direcionamento de verbas públicas, especialmente emendas parlamentares.

Publicidade

O esquema, segundo as investigações, funcionava a partir de contratos públicos com empresas privadas para zeladoria e manutenção de equipamentos públicos.

A Polícia Civil do Distrito Federal dá apoio à operação na Câmara Legislativa.

Em nota, a Novacap informou que colabora com as investigações e está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos. A CLDF afirmou que "nenhum gabinete parlamentar ou área administrativa da Casa foi alvo da operação" e que "apenas um computador de uma das Comissões foi apreendido." O GDF ainda não retornou o contato. O espaço segue aberto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.