Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério Público Federal pede informações sobre falhas no sistema prisional no RN

O objetivo do órgão é reunir dados e elementos que possam subsidiar a atuação no estado, que sofre com ataques criminosos

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Via bloqueada por objetos em chamas no Rio Grande do Norte
Via bloqueada por objetos em chamas no Rio Grande do Norte Via bloqueada por objetos em chamas no Rio Grande do Norte

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações atualizadas sobre o sistema prisional do Rio Grande do Norte a diversos órgãos que atuam na segurança pública. O estado potiguar enfrenta uma onda de violência desde o início desta semana. As ações criminosas são organizadas por uma facção que critica as condições dos presídios do estado.

O Governo do Rio Grande do Norte criou um gabinete de crise para lidar com os atentados. O número de cidades atacadas chegou a 38, mesmo com a presença da Força Nacional.

Em documento enviado ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o MPF solicita acesso ao último relatório de vistoria realizada pela instituição, que aponta falhas no sistema penitenciário no Rio Grande do Norte.

Pânico

Com o temor gerado pelos ataques na Região Metropolitana de Natal e no interior, alguns municípios recolheram as frotas do transporte público por dois dias seguidos para evitar que mais veículos fossem incendiados.

Universidades públicas, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), além escolas particulares do estado, suspenderam as aulas. Em Natal e Mossoró, unidades de saúde ficaram fechadas e o serviço de coleta de lixo foi suspenso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.