Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ministério Público fiscaliza reforma do Teatro Nacional em Brasília

Após 9 anos fechado, espaço tem 7% das obras executadas; previsão de entrega é para 2024

Brasília|Do R7, em Brasília

Teatro Nacional Cláudio Santoro
Teatro Nacional Cláudio Santoro

A reforma da sala Martins Pena, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, está avançando, após 9 anos fechada. A informação é do procurador distrital dos Direitos do Cidadão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Eduardo Sabo. Segundo ele, cerca de 7% das execuções física e financeira — do contrato de R$ 49 milhões — foram cumpridas.

As obras foram iniciadas em janeiro deste ano e estão sendo realizadas pela Novacap e pela Secretaria de Cultura do DF. A previsão de entrega da sala é de 18 meses. De acordo com Sabo, estão sendo feitas adequações em relação à acessibilidade e à construção de duas saídas de emergência, conforme exigências do Corpo de Bombeiros.

Outra novidade é a construção de um reservatório de água no local. Em visita à obra nessa quarta-feira (21), o procurador afirmou que as obras estão dentro do cronograma físico e financeiro.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

"Esperamos que os 18 meses de reforma sejam cumpridos porque a sociedade espera ansiosamente pelo início da revitalização da cultura em Brasília", afirmou.


Início da reforma

A ordem de serviço para o início da reforma da sala Martins Pena, do Teatro Nacional foi assinada em dezembro do ano passado. O teatro está fechado desde 2014. Em novembro, o processo de licitação foi finalizado, e a empresa Porto Belo Engenharia foi selecionada para realizar a restauração.

A empresa ficará responsável pela reforma das instalações prediais, restauração de pisos, revestimentos, esquadrias e de imobiliários, além de atualização tecnológica e de segurança das estruturas e dos mecanismos cênicos.

A Secretaria de Cultura do DF também informou que a vigência do contrato é de 21 meses, ou seja, a previsão de entrega da sala reformada é para 2024. Ainda segundo a secretaria, a reforma do teatro será dividida em cinco etapas, sendo a primeira a sala Martins Pena. Em seguida, estão previstas restaurações no Foyer Villa Lobos, sala Villa Lobos, anexo e elevador do palco.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.