Ministra das Mulheres culpa partidos por baixas femininas no governo e isenta Lula
Cida Gonçalves declarou que a presença feminina na gestão não é uma decisão 'única e individual' do presidente da República
Brasília|Da Agência Estado
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, culpou os partidos que integram o Centrão de substituir mulheres por homens no governo. A ministra disse que a presença feminina na gestão não é uma decisão "única e individual" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e evitou questionar a demissão da presidente da Caixa, Rita Serrano.
Nós temos que perguntar por que quem pediu o lugar da Caixa não indicou uma outra mulher. Porque eu não acho que seja uma decisão única%2C sozinha e individual do presidente Lula.
"A decisão é do presidente da República. Eu não vou questionar nem comentar", acrescentou a ministra.
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Neste ano, o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães virou réu por assédio sexual a funcionárias da instituição. A ministra afirmou que o governo federal tem espaços para discutir esse tipo de caso e combater assédios.
Na esteira das indicações de mulheres por Lula, o chefe do Executivo precisa escolher um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da então presidente da Corte, Rosa Weber. De acordo com o petista, o gênero não será um critério para sua escolha.
A ministra afirmou que é difícil comentar as decisões do presidente, mas que Lula tem "seriedade" para tomar as decisões que lhe cabem.