Ministro da Defesa diz que é preciso ter mais recursos para armamento
Paulo Sérgio Nogueira declarou que o Brasil deve se espelhar nos países que aumentaram sua capacidade bélica
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, ressaltou nesta terça-feira (6) a importância de destinar recursos para que o país consiga se armar e se defender em caso de necessidade. Em visita à 7ª Mostra BID Brasil (Base Industrial de Defesa), o ministro destacou o contexto nacional e global e afirmou que o Brasil deve se espelhar nos países que aumentaram sua capacidade bélica.
“Sabemos, hoje, o quanto a indústria de defesa é fundamental para a necessária dissuasão de eventuais ameaças e para o desenvolvimento econômico do Brasil. O atual conflito que acontece na Europa evidencia a necessidade de dispor de uma indústria de defesa capaz de prover armamentos, equipamentos e sistemas de defesa tecnologicamente atualizados às suas Forças Armadas”, afirmou o ministro.
O evento reúne até quinta-feira (8) as principais instituições e empresas brasileiras do setor, que vão expor as mais recentes conquistas na área de segurança e defesa terrestre, aérea e naval.
Nogueira ainda anunciou que deve publicar em breve uma portaria que amplia e regulamenta o emprego do TLE (Termo de Licitação Especial). “Uma modalidade de aquisição de produtos de defesa por toda a administração pública, proporcionando oportunidades de negócios”, finalizou.
Durante o evento, o ministro visitou alguns estandes, conversou com expositores e não quis falar com jornalistas.
Consolidado como o principal evento nacional de defesa e segurança, a 7ª Mostra BID Brasil conta com cerca de 90 empresas expositoras e 40 apoiadores institucionais, entre eles o Ministério da Defesa e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, além das Forças Armadas e de Segurança do Brasil.