Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ministro das Cidades pede que enfrentamento da violência seja unificado: ‘Sem politização’

Em entrevista exclusiva, Jader Filho defendeu união de polos políticos e investimento em inteligência policial

Brasília|Ana Isabel Mansur e Tainá Farfan, do R7 e da RECORD, enviadas especiais a Belém

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jader Filho, ministro das Cidades, pede união entre governo federal, estados e municípios para combater a violência sem politicização.
  • A declaração ocorreu após uma megaoperação no Rio de Janeiro e a discussão do PL Antifacção no Congresso Nacional.
  • O ministro destaca a necessidade de união entre diferentes ideologias para enfrentar o crime organizado, visando a segurança da população.
  • Ele defende maior investimento em inteligência policial e um foco socioeconômico no combate ao crime, evitando politicagem no assunto.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brasília (DF), 22/10/2025 - O ministro das Cidades, Jader FIlho, durante cerimônia para o anúncio do Programa Município Mais Seguro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jader Filho criticou politização sobre o tema da segurança pública Marcelo Camargo/Agência Brasil - 21.10.2025

O ministro das Cidades, Jader Filho, defendeu nesta terça-feira (11) a união entre governo federal, estados e municípios no combate à violência, sem “politização” do assunto.

O assunto veio à tona nas últimas semanas após a megaoperação no Rio de Janeiro e a discussão, no Congresso Nacional, do chamado PL (projeto de lei) Antifacção, elaborado pelo governo federal para endurecer as regras no enfrentamento ao crime organizado.


“O tema da violência é um dos temas que mais preocupam hoje o cidadão brasileiro. O que eu estou percebendo é que, em vez de a gente estar querendo encontrar uma solução definitiva, a gente está levando para o lado da política”, destacou o ministro em entrevista exclusiva à RECORD e ao R7, durante a COP30 em Belém (PA), a cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) que discute as mudanças climáticas.

leia mais

“Essa luta”, continuou o ministro, “é importante e precisa de muito esforço para ser vencida”. “E não acredito que politizando essa discussão e tentando ganhar voto a partir dela a gente vai conseguir encontrar [uma solução]”, avaliou.


Jader pediu, ainda, que o combate ao crime organizado seja assunto comum entre as diferentes ideologias.

“Acho que todos os polos — o centro, a direita e a esquerda — precisam fazer um enfrentamento da violência. As pessoas não aguentam mais viver sitiadas, pressionadas pelo crime organizado e todos nós — estados, municípios e governo federal — temos que estar unidos nessa luta", acrescentou.


O ministro também defendeu maior investimento em inteligência policial. “Acho que precisamos olhar pelo lado técnico e encontrar meios para podermos fazer desbaratar, seja pelo lado econômico, seja pela questão do comando e do controle, seja também pela atenção social a periferias”, destacou.

Segundo Jader, é preciso olhar para o problema com foco socioeconômico. “Muitas vezes, as pessoas são vítimas do crime organizado porque não tiveram nem alternativa. É isso que a gente precisa discutir. Então, acho que a gente precisa parar de fazer política e, de fato, fazer um programa de segurança pública que responda aos anseios da sociedade”, completou o ministro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.