Modernidade e eficiência: conheça a nova redação da Record TV no DF
Espaço onde são produzidas as notícias é totalmente remodelado, e alinha tecnologia, criatividade e produtividade no jornalismo
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O local onde são produzidas as notícias da Rede Record em Brasília está totalmente remodelado para entregar ao público o que há de mais eficiente e moderno no jornalismo. A TV inaugura a nova redação nesta terça-feira (14), e disponibiliza uma estrutura que permite entregar conteúdos multiplataforma com o mais alto nível de qualidade.
A redação integra as equipes locais e nacionais do Portal R7 e da Record TV no 2º andar do prédio localizado no Setor de Rádio e TV Sul, em uma área total de 680 m². O projeto, que vinha sendo elaborado há mais de um ano, conta com 13 estações de trabalho, cada uma com quatro colaboradores, em respeito às normas sanitárias por causa da pandemia.
O distanciamento mínimo de 2 metros entre cada pessoa é possível graças ao formato circular das estações de trabalho, que separa cada jornalista da mesa por placas de acrílico. Aparelhos espalhados pelo espaço fazem a renovação do ar durante 24 horas, para que o ar interno e o externo sejam trocados constantemente e se evite a propagação de partículas virais.
Engenharia e estética
Quem entra na nova redação da Record conhece um espaço diferente de todos os locais de trabalho convencionais dos demais veículos de comunicação. O projeto arquitetônico se preocupou com um design que atendesse às demandas de um trabalho jornalístico dinâmico, aliado a uma estética moderna e agradável, explica o coordenador da área de engenharia e manutenção da Record, Wesley Barbosa.
“A iluminação e a forma como as estações foram projetadas pensam em uma característica própria do cenário moderno do jornalismo. Além de ter uma preocupação visual, é um ambiente que remete a um mundo de criação, com toda a engenharia feita seguindo normas de ergonomia, estruturais, ambientais e físicas, que garantem a saúde plena dos colaboradores”, conta.
O teto é forrado acusticamente, o que facilita a comunicação dos jornalistas no espaço, impede que ruídos excessivos se espalhem e disponibiliza um som mais limpo no local.
A redação ainda conta com dez ilhas de edição, cada uma com dois computadores, três salas para os apresentadores da Record TV e 32 aparelhos de televisão, de 32 a 85 polegadas, que permitem o acompanhamento do que é notícia em diferentes estados do país.