Moradores da 'Favelinha' irão para novo residencial no Recanto das Emas, no DF
Residencial Tamanduá vai abrigar 183 famílias em situação de risco; nesta quinta, Ibaneis assinou termo para início das obras
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Moradores da ocupação conhecida como "Favelinha", na quadra 406 do Recanto das Emas, no Distrito Federal, serão transferidos para o Residencial Tamanduá, na mesma região. Segundo o governo do DF, as quadras 7 e 8 da nova localidade vão abrigar 183 famílias em situação de vulnerabilidade social.
O espaço vai passar por obras de drenagem do solo, implantação de rede de água, pavimentação e instalação de rede elétrica para receber os novos moradores. Na manhã desta quinta-feira (5), o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço que dá início aos trabalhos.
O custo para construção de estacionamentos, ciclovias, sinalização viária, calçadas, meios-fios, cordões de concreto e gramado e para a distribuição de água é estimado em R$ 13,44 milhões. Ao todo, o residencial terá 328 unidades habitacionais para uma população estimada em 1.081 pessoas.
O parcelamento das quadras 7 e 8 foi aprovado pelo Conplan (Conselho de Planejamento Territorial Urbano) em outubro do ano passado. O local conhecido como "Favelinha" é considerado de risco para os moradores. Em 2019 um incêndio destruiu vários barracos.
Há mais de dez anos, as famílias em situação de vulnerabilidade esperam por uma moradia regularizada. A Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional) vai cadastrar os beneficiários que serão contempladas com os lotes. A área tem 9,5 hectares e será doada pela Terracap à Codhab.