Moradores de Goiás relatam, nas redes sociais, avistar meteoro
Passagem do bólido foi registrada por câmeras de celular e compartilhada na internet
Brasília|Renato Souza e Jéssica Moura, do R7, em Brasília

As imagens de um clarão, acompanhado de um estrondo, emergiram no céu de Goiás na noite deste sábado (9) e se multiplicam nas redes sociais. Os vídeos, que deixaram admirados os moradores de diversas cidades do estado, registraram a passagem de um meteoro do tipo bólido.
O registro foi feito por um casal de Aparecida de Goiânia. Em seu perfil, a esteticista Sarah Lauck relatou que, por volta das 22h16, seu namorado, Daniel Basilef, a alertou de que o meteoro cruzava o céu.
"Ele estava bebendo um gole de cerveja, até engasgou na hora e apontou para o céu, assustado". Em seguida, ela pegou o celular, abriu a câmera e começou a gravar. "Foi um reflexo mesmo", conta. "Deu uns dez segundos o total da passagem dele. Foi o maior que já vi, muito lindo", prosseguiu Sarah.
Há dois anos, em Goiânia, Daniel já tinha registrado a passagem de outro meteoro do mesmo tipo. "Agora somos o casal bólido", brincou a mulher. Os meteoros do tipo bólido são considerados mais brilhantes, pois emitem luz ao explodir na atmosfera. Nos registros, é possível ver um clarão.
As câmeras de segurança da casa do fotógrafo de astronomia Pedro Augusto de Castro registraram o brilho do meteoro, que cruzou o céu de Goiânia (GO) na noite deste sábado (9), refletido no vidro de um carro. Há mais de um ano, ele se dedica a registrar os fenômenos. "Direto pego alguns, mas não tão grandes como esse, que é realmente excepcional", assinalou.
Nas redes sociais, outros internautas também relataram que tinham visto e ouvido a passagem da bola de fogo em outras localidades, como Anápolis, Trindade e Goiânia. "Extraordinário! Nunca tinha visto antes", descreveu uma usuária.
O diretor do clube de astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, também falou sobre o meteoro. "Além do expressivo brilho, acompanhado de estrondo sônico e possivelmente tremor, o curioso desse fenômeno é que foi registrado pelo Daniel Basilef: o mesmo que fez o surpreendente registro de 2020. Traduzindo: o Daniel basicamente ganhou na Sena, pois foi o autor dos dois únicos registros importantes de meteoros a partir de Goiânia", escreveu em seu perfil.












