Moraes convida todos os ex-presidentes para sua posse no TSE
Evento ocorre em Brasília na próxima semana, sob forte esquema de segurança
Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convidou todos os ex-presidentes da República ainda vivos para a posse dele no comando da corte. A cerimônia ocorre na próxima terça-feira (16), em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado pessoalmente no Palácio do Planalto por Moraes e afirmou que estará presente.
Foram convidados os ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. De acordo com informações da assessoria, o ex-presidente Lula avalia se comparece ou não ao evento, mas já recebeu o convite.
O petista pretendia tirar o dia para comparecer a fábricas em São Paulo e conversar com operários. Caso decida ir até Brasília, pode ser a primeira vez que ele se encontra pessoalmente com Bolsonaro. Além dos ex-presidentes, Moraes convidou todos os governadores em exercício. A posse começa às 19 horas, na sede do TSE. Ao todo, foram distribuídos 2 mil convites, sendo que 400 pessoas já confirmaram presença.
A cerimônia vai ocorrer sob forte esquema de segurança e vai comportar convidados na área interna e externa do Tribunal. Moraes pretende fazer um forte discurso em defesa do sistema eleitoral e da democracia, mas sem citar nomes ou realizar referências diretas. Ele vai conduzir a Justiça Eleitoral durante a campanha e as eleições de 2022.