Moraes determina envio do caso dos suspeitos de invadir conta de Janja à Vara da Infância do DF
Decisão, de maio, envolve jovens suspeitos de invadir a conta da primeira-dama em uma rede social em dezembro do ano passado
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que fosse enviado à Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal a investigação sobre o envolvimento de dois menores de idade na invasão da rede social da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.
A decisão, de maio, envolve jovens suspeitos de invadir a conta de Janja em uma rede social em dezembro do ano passado. Na ocasião, foram publicadas informações falsas, xingamentos e mensagens de cunho sexual, com frases como “Eu apoio o mensalão” e “Alexandre de Moraes é bandido”.
Veja mais
A representação policial pediu medidas de busca e apreensão e quebra de sigilo telemático, com decisão favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República), que foram autorizadas pelo ministro.
A Polícia Federal apresentou o relatório final, e a PGR optou pelo envio à vara especializada, visto que os suspeitos eram menores de 18 anos. Assim, a Vara da Infância e Juventude do DF dará continuidade as investigações.
Relembre o caso
Em dezembro, a PF (Polícia Federal) realizou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de terem invadido a conta da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva. Os mandados, expedidos pelo STF, aconteceram em endereços a mãe e ao padrasto de um dos adolescentes, localizados em Santa Maria e Sobradinho, no DF. Na época, ele chegou a confessar que teria sido responsável pela invasão.
A outra operação relacionada ao caso ocorreu em Minas Gerais. A ordem de busca e apreensão também partiu do Supremo Tribunal Federal.