Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Moraes diz que 'negacionismo obscuro' tenta fazer parecer que 8/1 foi 'domingo no parque'

O ministro rebateu a defesa do primeiro réu julgado, advogado Sebastião Coelho da Silva

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

O ministro do STF Alexandre de Moraes
O ministro do STF Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, disse, durante o julgamento do primeiro réu responsável pelos ataques às sedes dos Três Poderes, que "terraplanismo e negacionismo obscuro de algumas pessoas fazem parecer que no dia 8 de janeiro houve um 'domingo no parque'". O STF começou a julgar nesta quarta-feira (13) os primeiros quatro acusados pelos atos extremistas. "As pessoas vieram, pegaram tíquete, entraram na fila, assim como fazem no Hopi Hari ou na Disney, [e diziam] 'agora vamos invadir o Supremo'. É tão ridículo ouvir isso", afirmou. 

O ministro rebateu a defesa do advogado Sebastião Coelho da Silva, representante de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu julgado, que questionou a avaliação do caso pelo Supremo. Segundo a defesa, o réu não tem foro privilegiado e deveria ser julgado pela primeira instância. O advogado é investigado pelo Conselho Nacional de Justiça por supostamente incitar os atos extremistas quando ainda era desembargador no Tribunal de Justiça do DF.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O Supremo começou a julgar as primeiras ações penais de envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro. Será avaliada a conduta de quatro réus, que podem ser condenados a até 32 anos de prisão: Aécio Lucio Costa Pereira, Matheus Lima de Carvalho Lázaro, Moacir José dos Santos e Thiago de Assis Mathar. Os processos, relatados por Alexandre de Moraes, vão ser analisados pelos demais ministros no plenário físico da Corte — ou seja, presencialmente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.