Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Moraes explica que decisão sobre Coaf não impede investigações do crime organizado

Moraes disse que suspensão de decisões judiciais vale somente para os casos que não seguiram o entendimento do Supremo

Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ministro Alexandre de Moraes suspendeu decisões judiciais sobre compartilhamento de dados do Coaf sem autorização.
  • A medida visa evitar complicações no combate ao crime organizado, permitindo o compartilhamento reconhecido pelo Supremo.
  • Decisão responde a preocupações do MPSP e da PGR sobre a legalidade do repasse de dados financeiros.
  • Defesas de investigados estão utilizando a suspensão para anular Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs).

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alexandre de Moraes
Moraes suspendeu decisões judiciais envolvendo compartilhamento de dados do Coaf Ton Molina/STF - 10.6.2025

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes explicou nesta segunda-feira (25) uma deliberação dele que suspendeu decisões judiciais envolvendo o compartilhamento de dados de inteligência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) requisitados sem decisão judicial prévia.

A explicação de Moraes foi feita após o MPSP (Ministério Público de São Paulo) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) alertarem que a abrangência ampla da decisão poderia criar dificuldades para o combate ao crime organizado.


Ao analisar a questão, Alexandre de Moraes disse que sua decisão vale somente para os casos que não seguiram o entendimento do Supremo, que, no ano passado, validou o compartilhamento sem autorização judicial prévia.

“Desse modo, ficam excluídas da abrangência da suspensão as decisões que reconheceram a validade das requisições de relatórios pelas autoridades investigatórias, por não implicarem risco de paralisação ou prejuízo às investigações”, informou o ministro.


Entenda

Na semana passada, Moraes determinou a suspensão de todas as decisões judiciais que estão em tramitação no país e questionam a legalidade do repasse de dados financeiros do Coaf sem autorização judicial.

O pedido de suspensão foi feito pela PGR após o órgão citar decisões recentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e de outras instâncias que anularam relatórios de inteligência e processos de fiscalização da Receita Federal utilizados em investigações.


Após a decisão, o MPSP e a PGR afirmaram que a decisão do ministro está sendo usada pela defesa de investigados que requereram a anulação de RIFs (Relatórios de Inteligência Financeira).

Perguntas e Respostas

 

Qual foi a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o Coaf?

 

O ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu decisões judiciais que envolvem o compartilhamento de dados de inteligência do Coaf requisitados sem autorização judicial prévia.

 

Por que Moraes fez essa explicação?

 

A explicação foi dada após o MPSP (Ministério Público de São Paulo) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) alertarem que a abrangência da decisão poderia dificultar o combate ao crime organizado.

 

Qual é o alcance da decisão de Moraes?

 

Moraes afirmou que sua decisão se aplica apenas aos casos que não seguiram o entendimento do Supremo, que validou o compartilhamento sem autorização judicial prévia no ano passado.

 

O que foi excluído da suspensão?

 

Ficam excluídas da suspensão as decisões que reconheceram a validade das requisições de relatórios pelas autoridades investigatórias, pois não implicam risco de paralisação ou prejuízo às investigações.

 

O que motivou a suspensão das decisões judiciais?

 

A suspensão foi motivada por um pedido da PGR, que citou decisões recentes do STJ e de outras instâncias que anularam relatórios de inteligência e processos de fiscalização da Receita Federal utilizados em investigações.

 

Como a decisão de Moraes está sendo utilizada?

 

Após a decisão, o MPSP e a PGR informaram que ela está sendo usada pela defesa de investigados que solicitaram a anulação de RIFs (Relatórios de Inteligência Financeira).

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.