Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mortes por causa das chuvas em Pernambuco chegam a 79

Recife e outros 13 municípios estão em situação de emergência; número de desaparecidos é incerto

Brasília|Emerson Fraga, do R7, em Brasília

Desabamento provocado pelas chuvas no Recife
Desabamento provocado pelas chuvas no Recife Desabamento provocado pelas chuvas no Recife

O número de mortes confirmadas por causa dos temporais em Pernambuco desde sexta-feira (27) chegou a 79. Outras cinco mortes foram registradas entre quarta e sexta-feira, mas os números podem estar sobrepostos. As informações foram divulgadas pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em coletiva de imprensa na noite deste domingo (29). De acordo com o chefe do Executivo estadual, o total de desaparecidos, que mais cedo era de 56, agora é incerto

Câmara disse decretou estado de emergência e que as buscas vão continuar "até haver segurança de que todas as vítimas dessa tragédia sejam identificadas e levadas aos setores competentes". Ele anunciou ainda a liberação de R$ 100 milhões para atender Recife e outros 13 municípios afetados.

Até a tarde deste domingo, 56 corpos haviam sido localizados. O número da noite mostra 23 mortes a mais. São 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da região metropolitana e na Mata Norte, segundo o último número divulgado. Os dados são da Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco.

Estragos causados pelas chuvas no Recife
Estragos causados pelas chuvas no Recife Estragos causados pelas chuvas no Recife

As equipes de resgate atuam em 12 pontos de deslizamento, com auxílio de cães farejadores e equipamentos específicos para a ação. Desde o começo de sábado até a madrugada deste domingo, o Grupamento de Bombeiros Marítimo resgatou 593 vítimas ilhadas.

Publicidade

"No Recife, os resgates aconteceram nos bairros de Coqueiral, Imbiribeira, Ipsep e Tejipió. Em Jaboatão, houve atendimento na Vila Dois Carneiros, Socorro e Muribeca. Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos ao 193, com deslocamento das equipes", divulgou a Defesa Civil de Pernambuco.

Ainda segundo o comunicado, já há o reforço dos 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar nomeados no sábado (28), além do auxílio de militares da corporação enviados pela Paraíba e profissionais que vieram de Minas Gerais, todos especializados no atendimento a casos de deslizamento. Também há equipes do Exército e da Marinha atuando nas operações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.