Motorista atropela agente para fugir de blitz, e passageiro morre após disparos da PM
Corporação diz que tiros foram contra os pneus; polícias Civil e Militar do DF investigam o caso
Brasília|do R7, Brasília
Um homem de 24 anos morreu, na madrugada deste domingo (29), depois que o motorista do carro em que ele estava tentou fugir de uma blitz da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Segundo a corporação, um ponto de bloqueio estava montado no Eixo Monumental, na DF-010, mas o condutor se recusou a parar, acelerou o veículo e atropelou um dos agentes. Após a reação do motorista, os militares dispararam contra “os pneus do veículo”, mas o carro ultrapassou a barreira.
A perseguição parou apenas quando o condutor deixou o carro e se deitou no chão. Um dos tiros efetuados, no entanto, teria atingido o passageiro, de 24 anos. Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Em nota, a PM disse que o veículo foi interceptado em uma operação Álcool Zero e que o motorista havia saído da fila de abordagem e acelerado para fugir da blitz.
“O condutor apresentava evidentes sinais de embriaguez e recusou-se a fazer o teste de alcoolemia. Foi emitido um auto de constatação, e o motorista foi conduzido à 5ª Delegacia, onde foi autuado por embriaguez ao volante e tentativa de homicídio contra um agente de segurança”, diz a PM.
De acordo com a corporação, o agente atingido pelo carro foi levado ao Hospital de Base e recebeu alta após o atendimento médico.
O Departamento de Controle e Correição da PM instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias do caso. A corporação também aguarda o resultado da perícia da Polícia Civil, que vai confirmar origem do disparo que matou a vítima.
O outro lado
O R7 tenta contato com a família da vítima e com o motorista do veículo. No entanto, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.