Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Motta diz que fim da escala 6x1 deve ser votado ainda em 2026

Presidente da Câmara dos Deputados acrescentou que Congresso Nacional quer puxar para si o protagonismo nessa proposta

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirma que a PEC para reduzir a jornada de trabalho e acabar com a escala 6x1 será votada em 2026.
  • O Congresso busca ter protagonismo na discussão de redução da jornada de trabalho, considerando as novas tecnologias.
  • As propostas sobre o tema foram unificadas e serão encaminhadas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para tramitação.
  • Motivado pelo diálogo com o Executivo, Motta aguarda reunião com o presidente Lula e ministros para discutir a proposta.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Hugo Motta anunciou que propostas sobre redução de jornada de trabalho foram unificadas Marina Ramos/Câmara dos Deputados - Arquivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta segunda-feira (9), que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6x1 deve ser votada ainda em 2026.

Motta declarou a jornalistas que o Congresso quer puxar para si o protagonismo nesse tema. “Temos a consciência de que, com o avanço tecnológico, e com tudo que temos hoje como ferramenta de trabalho, a discussão sobre redução de jornada se tornou inadiável.”


Mais cedo, o presidente da Câmara anunciou que as propostas sobre o assunto foram unificadas e vão avançar por meio de uma PEC, que será encaminhada para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Casa.

Ele acrescentou que essa decisão visa favorecer o amadurecimento que a proposta merece, para análise dos possíveis impactos dela nos diferentes setores da economia.


Leia mais

Ainda segundo Motta, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, pediu uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, nesta semana.

“Estou no aguardo de qual será o dia e o horário dessa agenda, para que possamos debater com o Poder Executivo, pois essa é uma pauta de país. Temos de dialogar com os demais Poderes sobre a tramitação e a possível aprovação dessa medida”, completou o deputado federal.


Hugo Motta comentou, ainda, que vai aguardar a eleição para a Presidência da CCJ, o que deve ocorrer nesta semana, antes de discutir a relatoria da matéria, o possível cronograma dela no colegiado e a criação de uma comissão especial para tratar da proposta.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.