Motta diz ter tirado ‘pautas tóxicas’ do radar e prevê isenção do IR para a próxima semana
Após protestos, presidente da Câmara citou equilíbrio nas negociações e defendeu versão da anistia que respeite o papel do STF
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse ser um momento para “retirar todas as pautas tóxicas do radar” e retomar a análise de projetos que tenham impactos econômicos, como a reforma administrativa e o aumento da isenção do IR (Imposto de Renda).
A declaração ocorreu nesta segunda-feira (22), durante participação em evento com empresários promovido pelo banco BTG, em São Paulo.
Leia também
O posicionamento veio um dia após a realização de protestos pelo país contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Prerrogativas e o avanço da anistia no Congresso.
“Agora, é chegado o momento de tirarmos da frente todas essas pautas tóxicas. Talvez a Câmara dos Deputados tenha tido, na semana passada, a semana mais difícil e mais desafiadora. Mas nós decidimos que vamos tirar essas pautas tóxicas porque ninguém aguenta mais essa discussão”, declarou.
Motta também citou as manifestações como uma forma de mostrar que a democracia do país “segue mais viva do que nunca”. “Eu fico feliz de ver as pessoas indo às ruas defender aquilo que acreditam”, disse.
O presidente da Câmara afirmou que uma eventual proposta de anistia será construída seguindo as regras legais do país, sem interferir no trabalho do STF (Supremo Tribunal Federal), mas buscando uma redução do tempo estabelecido como pena aos condenados.
“É possível, sim, do ponto de vista político, construir dentro de uma mudança legal, uma mudança na nossa lei penal, e dando ao próprio Judiciário a condição de poder rever penas que o Congresso considera exageradas [...] Poderá dar a condição de o Judiciário fazer uma reinterpretação dessas penalidades”, disse.
Isenção do IR
Em relação aos projetos que devem entrar na pauta da Câmara, Motta voltou a afirmar que a escolha das votações depende do que é defendido por representantes partidários, mas defendeu a análise de propostas que alcancem diretamente a população.
“O Brasil tem que olhar para a frente, temos que começar a discutir o que realmente importa. Que é a reforma administrativa, imposto de renda, discutirmos a segurança pública. É termos uma pauta de entrega à sociedade”, destacou.
Segundo Motta, a proposta para ampliar a faixa de isenção do IR pode ser votada na próxima semana. “Eu tenho vontade de levar já na próxima semana a votação do IR para isentar aos que ganham até R$ 5.000″, defendeu.
Perguntas e Respostas
Qual foi a declaração do presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre pautas no Congresso?
Hugo Motta afirmou que é um momento para “retirar todas as pautas tóxicas do radar” e focar em projetos com impactos econômicos, como a reforma administrativa e o aumento da isenção do Imposto de Renda.
Quando e onde Motta fez essa declaração?
A declaração foi feita nesta segunda-feira (22) durante um evento com empresários promovido pelo banco BTG, em São Paulo.
Qual foi o contexto das declarações de Motta?
O posicionamento de Motta ocorreu um dia após protestos em todo o país contra a aprovação da PEC das Prerrogativas e o avanço da anistia no Congresso.
O que Motta disse sobre as manifestações?
Motta mencionou que as manifestações demonstram que a democracia no país “segue mais viva do que nunca” e expressou satisfação ao ver as pessoas indo às ruas defender suas crenças.
Como Motta se posicionou sobre a proposta de anistia?
Ele afirmou que uma eventual proposta de anistia será construída de acordo com as regras legais do país, sem interferir no trabalho do STF, mas buscando reduzir o tempo de pena para os condenados.
Qual é a proposta de Motta em relação à reforma do Judiciário?
Motta sugeriu que é possível, do ponto de vista político, construir uma mudança legal que permita ao Judiciário rever penas consideradas exageradas pelo Congresso.
Quais projetos Motta pretende priorizar na Câmara?
Motta destacou que a escolha das votações depende do que é defendido pelos representantes partidários, mas enfatizou a importância de discutir propostas que impactem diretamente a população, como reforma administrativa e segurança pública.
Quando a proposta de ampliação da isenção do IR pode ser votada?
Segundo Motta, a proposta para ampliar a faixa de isenção do IR pode ser votada na próxima semana, com a intenção de isentar aqueles que ganham até R$ 5.000.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
