Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPDFT quer informações sobre suposta invasão de terras por PMs

Supostos crimes de loteamento irregular, extorsão e ameaça teriam ocorrido contra moradores de assentamentos no DF

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Corregedoria da PM tem prazo de 10 dias para informar se está investigando as denúncias
Corregedoria da PM tem prazo de 10 dias para informar se está investigando as denúncias Corregedoria da PM tem prazo de 10 dias para informar se está investigando as denúncias

A Corregedoria da Polícia Militar tem dez dias para encaminhar ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informações sobre a suposta participação de um grupo de militares em crimes de extorsão de moradores e loteamentos irregulares na área dos assentamentos 26 de Setembro e Cana do Reino.

A 3ª Promotoria de Justiça Militar protocolou o pedido nesta quinta-feira (7) e quer apurar a denúncia de chacareiros da região sobre os crimes. Eles alegam que policiais militares lotados na Estrutural, no Sol Nascente e na região da Cana do Reino, perto de Vicente Pires, estariam escoltando grupos que invadem as propriedades e ocupam parte da área. Alguns chegariam até a erguer edificações nas chácaras. Uma proprietária teria sido ameaçada para permitir a ocupação. 

Agora, o MPDFT quer saber se a Corregedoria da PM abriu investigação sobre os casos e se apura que PMs estão se valendo da função pública para praticar os crimes. "Em caso negativo, requisita a imediata instauração de procedimento de apuração preliminar para a colheita de elementos indiciários que justifiquem a instauração de inquérito policial militar", escreveu o promotor Flávio Augusto Milhomem no ofício encaminhado à Corregedoria.

Procurada, a Corregedoria da PM informou que "à Polícia Militar do Distrito Federal cabe cumprir as requisições do Ministério Público, estando sempre disposta a colaborar, pois a corporação não admite nem compactua com desvios de conduta".

A regularização dos assentamentos, perto de Taguatinga e Vicente Pires, é alvo de debates entre o Legislativo e o Executivo. Por estar inserido em área rural, o 26 de Setembro não consta da estratégia de regularização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). A Cana do Reino também é núcleo rural.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.