Mulher cai de cachoeira enquanto praticava rapel no DF; socorro levou cerca de seis horas
Segundo bombeiros, ela sofreu uma fratura exposta no tornozelo; Cachoeira do Tororó tem queda d'água de 18 metros de altura
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Uma mulher de 26 anos caiu enquanto praticava rapel na Cachoeira do Tororó, em Santa Maria (DF). Ela sobreviveu, mas sofreu fratura no tornozelo e diversos cortes pelo corpo, segundo o Corpo de Bombeiros. Socorristas tiveram que pedir reforço do suporte avançado do Serviço de Atendimento Médico de urgência para transportar a vítima, em uma operação de socorro que durou cerca de seis horas.
A Cachoeira do Tororó fica dentro do Parque Distrital do Tororó, a cerca de 30km da área central de Brasília, com queda d'água de cerca de 18 metros de altura. No entanto, os bombeiros não souberam informar a dinâmica do acidente, nem de qual altura a mulher caiu.
A mulher foi encontrada pelos socorristas na base da cachoeira, com uma fratura exposta no tornozelo direito. Além disso, se queixava “de dores na lateral esquerda do tórax e apresentava um corte profundo no cotovelo esquerdo”.
O acidente aconteceu por volta de 15h10 deste sábado (10) e, pela dificuldade de acesso e transporte, o socorro durou até por volta de 21h10, de acordo com a comunicação do Corpo de Bombeiros. Imagens feitas pela corporação mostram a equipe de salvamento carregando a vítima à noite, já fora da área da cachoeira.
Apesar da gravidade dos ferimentos, ela estava consciente, orientada e estável. Os militares imobilizaram a mulher para colocá-la em uma maca e tiveram que içá-la em uma tirolesa por cordas por cima da cachoeira. Para o socorro, os bombeiros destacaram dois veículos, oito militares e uma ambulância do Samu.