Brasília Museus de Brasília celebram os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Museus de Brasília celebram os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Programação especial contará com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e exposição com peças modernistas

  • Brasília | Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília

Exposição no Museu de Arte de Brasília começa nesta quarta-feira (16)

Exposição no Museu de Arte de Brasília começa nesta quarta-feira (16)

SECEC

Para celebrar a Semana de Arte Moderna de 1922, que completou 100 anos no último domingo (13), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional , o MAB (Museu de Arte de Brasília) e o Museu Nacional da República, realizam programações voltadas para o cenário artístico do movimento que marcou a história da arte no Brasil.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro apresenta nesta terça-feira (15) o concerto com algumas das composições de Villa-Lobos, as "Bachianas".  A apresentação será no Museu Nacional da República às 20h.

O MAB (Museu de Arte de Brasília) vai exibir, a partir desta quarta-feira (16), peças modernistas originais de artistas como Victor Brecheret e Oswald de Andrade. De acordo com o gerente do museu, Marcelo Gonczarowska, a exposição vai contar com o livro-manifesto "Pau Brasil", de Andrade, e a escultura "Nu Feminino", de Brecheret.

Em junho, o Museu Nacional da República se programa para a exposição "Modernismo Expandido", que apresentará cerca de 70 obras sobre a expansão do modernismo. Segundo a diretora do museu, Sara Seilert, a mostra pretende apresentar uma visão mais ampla do movimento modernista.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas