Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Na Itália, Lula se encontra com presidente, primeira-ministra e prefeito que o visitou na prisão

Segundo o Planalto, estão previstas reuniões com Elly Schlein, Sergio Mattarella, Giorgia Meloni e Roberto Gualtieri

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília


O presidente Lula durante embarque para a Itália
O presidente Lula durante embarque para a Itália

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu segundo dia de compromissos na Itália tem encontro marcado com o presidente italiano, Sergio Mattarella. Além disso, Lula vai se reunir, ainda nesta quarta-feira (21), com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que o visitou na prisão em Curitiba (PR), e com a primeira-ministra, Giorgia Meloni.

O primeiro compromisso de Lula compreende uma audiência, às 9h30 (horário local), com o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D'Alema, e outra, às 10h, com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein. Depois, às 12h15, o presidente brasileiro participa de um encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, seguido de um almoço no Palazzo Quirinale.

No período da tarde, Lula se reúne com o papa Francisco. Às 17h, o brasileiro se encontra com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni — ela é a primeira mulher a governar o país e pertence ao partido Irmãos da Itália.

Cerca de uma hora depois, o petista vai se reunir com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que o visitou no período em que ele esteve preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), em 2018. Na ocasião, Gualtieri exercia mandato pelo Partido Democrático Italiano. O novo encontro entre os dois terá caráter pessoal, segundo o Itamaraty.


"É um encontro mais de natureza pessoal. Lembrem que o prefeito de Roma foi uma das personalidades que visitaram o presidente Lula quando ele se encontrava preso em Curitiba. Isso gerou, naturalmente, uma grande empatia e amizade entre os dois", disse a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, que também é secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores.

Lula e o sociólogo Domenico De Masi, em Roma
Lula e o sociólogo Domenico De Masi, em Roma

Agenda

A primeira agenda de Lula na Europa ocorreu na última terça-feira (19), quando o presidente se encontrou com o professor e sociólogo italiano Domenico De Masi, em Roma. A reunião durou cerca de uma hora, e os dois conversaram sobre a conjuntura política atual nos dois países, questões sociais e a guerra na Ucrânia.


Lula tinha visitado o sociólogo em 2020, durante sua última passagem pela Itália. De Masi, por sua vez, também foi uma das figuras internacionais que visitaram o presidente na prisão em Curitiba. O professor é autor do livro O Ócio Criativo, entre outras obras.

Está prevista uma coletiva de imprensa às 8h30 na quinta-feira (22), o último compromisso de Lula na viagem à Itália. Depois, o presidente segue para a França, onde vai participar de reuniões bilaterais com os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul), Miguel Díaz-Canel Bermúdez (Cuba), Ariel Henry (Haiti) e Sultan al Jaber (Emirados Árabes Unidos).


À noite, Lula discursará no festival Power Our Planet, na capital francesa, que vai contar com os shows de Lenny Kravitz e de Billie Eilish. O convite tinha sido feito pelo vocalista da banda Coldplay, Chris Martin, que se encontrou com o presidente brasileiro em março deste ano, no Rio de Janeiro. Na época, o petista ganhou de presente um violão autografado pelo inglês.

Na sequência, Lula participa de um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de Estado. Já na sexta-feira (23), o brasileiro cumpre agenda na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, seguida de diálogo e almoço de trabalho. A previsão é que o petista chegue a Brasília no sábado (24).

Viagens

A primeira visita de Lula neste ano ao continente europeu foi em abril, quando o petista teve compromissos em Portugal e na Espanha. No mês seguinte, ele viajou para o Reino Unido para participar da coroação do rei Charles 3º.

A primeira viagem internacional ocorreu em janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o petista foi aos Estados Unidos para se reunir com o presidente americano, Joe Biden, e ficou três dias no país. Em abril, além de Espanha e Portugal, ele visitou Emirados Árabes Unidos e China. Em maio, Reino Unido e Japão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.