Brasília Não faltarão recursos federais para atendimento ao Rio, diz ministro Waldez Góes

Não faltarão recursos federais para atendimento ao Rio, diz ministro Waldez Góes

Governo enviará Defesa Civil Nacional e ajudará com alimentos e água potável, entre outros, diz chefe da pasta da Integração

Verba federal ajudará Rio, diz ministro

Verba federal ajudará Rio, diz ministro

Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou, por meio de nota oficial da pasta divulgada neste domingo (14), que o governo federal vai dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro, que enfrenta fortes chuvas e alagamentos desde o sábado (13). "Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso país", afirmou no documento.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Brasília na hora do almoço, saindo de São Paulo.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), é aliado do presidente Lula. Mais cedo, Góes concedeu entrevista dizendo que apenas aguardava que a cidade estivesse com o decreto de situação de emergência para que pudesse agir. Minutos depois, a prefeitura carioca emitiu o documento.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

O comunicado do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que Góes já conversou com Paes e que colocou a estrutura da Defesa Civil Nacional à disposição do município, tanto em termos de recursos quanto de pessoal.

"Estamos acompanhando de perto a situação do Rio de Janeiro e iremos fazer tudo o que for necessário para atender a população afetada", destacou o ministro na nota. "Estamos prontos para enviar uma equipe da Defesa Civil Nacional para dar apoio no atendimento à população afetada e nos procedimentos necessários para a solicitação de recursos federais", completou.

Governo federal ajudará Rio de Janeiro após fortes chuvas na cidade

Governo federal ajudará Rio de Janeiro após fortes chuvas na cidade

Fausto Maia/Estadão Conteúdo - 14.1.2024

Segundo Waldez Góes, o governo federal pode auxiliar com recursos para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos e água potável, entre outros, e também para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada pelo desastre.

O ministro enfatizou também que a atuação da pasta começou na etapa de preparação, com alertas e reuniões conjuntas para nivelamento de informações e estratégias com as Defesas Civis de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. "E agora, nesta fase de resposta, vamos fazer um acompanhamento muito próximo às autoridades locais, no sentido de verificar as demandas necessárias e buscar soluções com o máximo de brevidade", observou.

Últimas