'Não me senti desmerecida', diz professora negra que recebeu esponja de aço de aluno
Na última sexta-feira (10), a profissional recebeu a esponja como 'presente' de um estudante em uma escola de Ceilândia
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
A professora negra que recebeu uma esponja de aço de um estudante disse que não se sentiu constrangida ou humilhada com a situação, que aconteceu em uma escola pública em Ceilândia, no Distrito Federal, na última sexta-feira (10). "Eu não me senti desmerecida, não gerou em mim a sensação de humilhação ou coisas similares", disse a profissional.
Em um vídeo obtido pela Record TV, a professora também fala que se sente preocupada com o bem-estar do estudante e da família dele. "Venho pedir encarecidamente que passemos a ter uma percepção diferenciada, que esse sujeito está em processo de formação de identidade", disse.

Leia também
Segundo a professora, o jovem ainda chegou a dar uma esponja de aço para a namorada, "que não tem traços afrodescendentes".
Em nota, a Secretaria de Educação do DF informou que o Centro de Ensino Médio 9 tem autonomia para conduzir o ocorrido e que repudia qualquer tipo de preconceito. De acordo com a pasta, serão realizadas ações educativas sobre o tema nas salas de aula.
A diretora da instituição, Maria José Ferreira, disse que o jovem e o responsável foram chamados à escola. Segundo ela, o adolescente disse que o ato foi uma "brincadeira".
Nesta terça-feira (14), a Polícia Civil do Distrito Federal informou que foi instaurado um procedimento de apuração do caso na Delegacia da Criança e do Adolescente 2 e que os envolvidos foram intimados para serem ouvidos.

