Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Não vai ser a COP do luxo’, diz Lula, que promete dormir em barco para pescar durante evento

Presidente afirma que encontro climático será oportunidade para mostrar Amazônia ao mundo

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula promete que a COP30 em Belém não será marcada pelo luxo, mas pela realidade da Amazônia.
  • Presidente afirma que evento servirá para mostrar a situação da região e os desafios enfrentados.
  • Ele planeja dormir em um barco durante a conferência, compartilhando experiências locais.
  • Lula cobra compromisso das nações ricas em financiar a preservação da Amazônia e melhorar as condições de vida da população local.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente Lula
Lula participou de evento em Belém nesta quinta Ricardo Stuckert / PR - 2.10.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (2) que a COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2025), marcada para Belém (PA), não será marcada pelo luxo, mas pela realidade da Amazônia.

“Nós aceitamos o desafio de fazer a COP lá porque é preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo. É a COP da verdade e que nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática”, afirmou o presidente durante evento no Pará.


leia mais

De forma descontraída, Lula contou ainda que pretende dispensar hotéis durante a COP. “Eu falei para a [primeira-dama] Janja: não vou nem para hotel, vou dormir num barco. Enquanto os gringos estiverem dormindo, eu vou estar pescando. Quem sabe eu consigo pegar um filhote ou um pirarucu”, brincou.

Ele mencionou líderes como Donald Trump (Estados Unidos), Xi Jinping (China) e Emmanuel Macron (França), cobrando que as nações mais ricas, historicamente responsáveis pela maior parte da poluição global, assumam compromissos concretos para financiar a preservação da floresta e garantir melhores condições de vida para a população amazônica.


O presidente também reforçou que a escolha de Belém é simbólica por expor os desafios locais, como problemas de drenagem e pobreza. “Com todos os problemas que a gente tem, até com carapanã picando, não tem problema. Eles têm que saber como é que a gente vive”, afirmou.

Lula afirmou confiar que o Brasil será capaz de realizar “a melhor COP da história”, assim como, segundo ele, o país recentemente promoveu o “melhor G20” e o “melhor Brics”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.