Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Não vamos conseguir eliminá-la', diz Ibaneis sobre a Covid-19

Pelo terceiro dia seguido, o Distrito Federal registrou mais de 2 mil novos diagnósticos positivos da doença

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Governador Ibaneis Rocha
Governador Ibaneis Rocha Governador Ibaneis Rocha

O governador Ibaneis Rocha afirmou que, apesar da alta nos contágios por Covid-19 registrados nos últimos dias no Distrito Federal, a população terá de se acostumar com a circulação do vírus. Em evento nesta quinta-feira (2), ele não mencionou se deve retomar medidas sanitárias de contenção das contaminações, mas afirmou que o governo aposta na ampliação da vacinação.

"Nós vamos ter que aprender a conviver com ela [a Covid]. Não adianta que não vamos conseguir eliminá-la. A ciência demonstrou, e está demonstrando em todos os locais, que o caminho é a vacinação", disse o governador. Na quarta (1º), Ibaneis anunciou a quarta dose de reforço para o público a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde.

"Mesmo que os índices estejam um pouco maiores, em torno de 1,5, o que acontece é que o número de internações é menor, e o número de óbitos, graças a Deus, tem sido bem menor", acrescentou Ibaneis. Nessa quarta, a Secretaria de Saúde contabilizou 2.274 novos diagnósticos da infecção, mas nenhuma morte foi registrada.

A taxa de transmissão do coronavírus no DF segue elevada e atingiu 1,47. O índice aponta a aceleração no ritmo de contaminação.

Publicidade

Quanto aos leitos de UTI para tratar os pacientes em estado grave, 47,22% estavam ocupados na manhã desta quinta, segundo o painel InfoSaúde. Ao todo, a rede pública dispõe de 36 vagas específicas para contaminados com o vírus. Os dez leitos pediátricos estão ocupados.

Enquanto isso, 43% da população vacinável, ou seja, acima de 5 anos, tomou o reforço das vacinas contra a Covid-19. Nesta semana, o GDF passou a imunizar com a terceira dose os adolescentes a partir de 12 anos que receberam a última vacina há quatro meses.

Publicidade

Igrejas

Pela manhã, Ibaneis Rocha se encontrou com pastores do Distrito Federal e Entorno, integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus. Na reunião, os líderes religiosos levaram demandas das congregações ao governador.

"Temos trabalhado desde o início do nosso governo com o setor religioso. Sabemos do trabalho social que todos desenvolvem, um acolhimento social de grande importância para as famílias, principalmente as mais carentes. A Igreja tem os tentáculos expandidos por todos os cantos, chega muitas vezes onde o Estado não tem condições", afirmou.

Em abril, Ibaneis assinou decreto para a regularização dos terrenos de entidades religiosas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.