Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Nikolas Ferreira é denunciado à PGR após defender invasão americana no Brasil

Parlamentar publicou uma montagem do presidente Lula sendo levado por militares dos Estados Unidos

Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A deputada Erika Hilton apresentou uma denúncia à PGR contra o deputado Nikolas Ferreira por apologia ao golpe de Estado.
  • O caso surgiu após Ferreira compartilhar uma montagem do presidente Lula supostamente sendo levado por militares dos EUA.
  • Flávio Bolsonaro também foi mencionado na denúncia, insinuando apoio à intervenção militar na Venezuela.
  • O humorista Thiago Santineli criticou Ferreira, gerando uma reação do deputado e proteção policial solicitada por seus apoiadores.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nikolas Ferreira fez publicações favoráveis à invasão de Trump à Venezuela Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - Arquivo

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou uma representação criminal à PGR (Procuradoria-Geral da República) nesta segunda-feira (5) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por apologia ao crime de golpe de Estado.

A denúncia, que também cita o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), defende que os parlamentares estariam apoiando que o presidente dos EUA, Donald Trump, interviesse militarmente no Brasil assim como foi feito na captura de Nicolás Maduro.


Leia Mais

Publicações

Em sua conta no “X”, Nikolas Ferreira compartilhou no sábado (3) uma montagem do presidente Lula sendo levado, também, pelo exército norte-americano.

Já em outro momento, também no sábado, o liberal republicou um tweet feito por Lula, no qual o presidente se manifestou contra o ocorrido na Venezuela, com um vídeo de Trump gesticulando em tom de ameaça. “Te cuida, larápio”, escreveu o deputado.


Flávio, por sua vez, publicou: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas…“.

Nas redes sociais,Hilton se posicionou ao anunciar a denúncia: “Respeitem o Brasil! Estou denunciando o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira por apologia ao crime de golpe de Estado”, afirmou. Ambos, autoridades brasileiras, que fizeram um juramento pelo nosso país, estão propondo que os Estados Unidos ataquem a nossa soberania”, completou.


Thiago Santineli x Nikolas Ferreira

A reação de Hilton não foi a primeira feita sobre as postagens de Nikolas Ferreira. No domingo (4), o humorista Thiago Santineli também se manifestou, em sua conta no “X”, contra o deputado. Santineli pediu que “desligassem” o liberal “igual desligaram o Charlie Kirk”, ativista de direita que foi assassinado em setembro de 2025.

Em resposta, o Nikolas afirmou, também por meio de suas redes sociais, que um inquérito foi instaurado sobre o caso. Além disso, escreveu: “Vem me pegar”, dirigindo-se a Santineli e informando seu endereço, em São Paulo.


O PL reagiu à fala do humorista contra Ferreira. Por meio de sua conta no X, o líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto Silva, publicou uma nota de repúdio e afirmou que solicitou à Polícia Legislativa escolta para o parlamentar, pedido que já foi atendido.

“Não estamos diante de um simples exercício de liberdade de expressão ou de crítica política, mas de um ato criminoso, covarde e explícito”, defendeu. “Ao sugerir que alguém “desligue” um parlamentar democraticamente eleito, fazendo alusão direta à eliminação física, o autor da postagem cruza a linha da legalidade e atenta contra a própria democracia", completou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.