Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Ninguém sabe o que aconteceu', diz Wajngarten ao chegar à sede da PF em Brasília

O ex-secretário de Comunicação afirmou que vai 'tomar ciência dos autos' da investigação que teve como um dos alvos Jair Bolsonaro

Brasília|Yuri Achcar, da Record TV, e Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

Fabio Wajngarten, ex-secretário do governo federal
Fabio Wajngarten, ex-secretário do governo federal Fabio Wajngarten, ex-secretário do governo federal

O ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro Fabio Wajngarten afirmou que "ninguém sabe o que aconteceu", referindo-se às buscas feitas pela Polícia Federal na casa do ex-presidente em Brasília, na manhã desta quarta-feira (3). Bolsonaro foi alvo de mandado de busca e apreensão na ação que investiga a atuação de um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

"Vamos tomar ciência dos autos agora. Ninguém sabe o que aconteceu", disse Wajngarten à Record TV ao chegar à sede da PF.

O ex-presidente deve prestar depoimento ainda nesta quarta. Durante as buscas, ele teve o celular apreendido. Há suspeitas de que o cartão de vacinação de sua filha, Laura, de 12 anos, teria sido adulterado.

Publicidade

Bolsonaro afirmou que não existe adulteração por parte dele no documento de vacinação e reafirmou não ter tomado o imunizante por "decisão pessoal". "Fico surpreso com a busca e apreensão com esse motivo", completou.

"Não fui vacinado. Decisão pessoal minha, principalmente depois de ler a bula da Pfizer. Minha esposa foi vacinada em 2021, nos Estados Unidos, com a Janssen. Está documentado. Minha filha Laura, que respondo por ela, atualmente com 12 anos, também não tomou a vacina. Em momento nenhum falei que tomei a vacina. O resto, eu realmente fico surpreso com a busca e apreensão com esse motivo", declarou Bolsonaro ao deixar a casa após a operação da PF.

Publicidade

Inquérito das 'milícias digitais'

A operação está dentro do inquérito das "milícias digitais", que já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao todo, os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Entre os presos na ação estão o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, e os ex-assessores especiais do ex-presidente Sérgio Cordeiro e Max Guilherme.

Publicidade

Entenda a operação

Segundo a PF, as inserções falsas teriam ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 e tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante — no caso, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários.

Com isso, os criminosos puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (do Brasil e dos Estados Unidos), que visavam a impedir a propagação de doença.

A apuração indica que o objetivo do grupo seria "manter coeso o elemento identitário em relação a sua pauta ideológica, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19".

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

Os fatos investigados configuram, em tese, crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.