No Rio de Janeiro, Lula inaugura complexo de energias da Petrobras
Agenda será realizada em Itaboraí; polo é composto pela maior unidade de processamento de gás natural do país
Brasília|Do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (13) da inauguração do Complexo de Energias Boaventura da Petrobras em Itaboraí, no Rio de Janeiro. O polo industrial é composto pela maior unidade de processamento de gás natural do país, que vai receber gás do pré-sal da Bacia de Santos (SP), transportado por meio de um gasoduto.
Leia mais
O projeto vai viabilizar o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento do material de até 21 milhões de m³/dia.
De acordo com o Palácio do Planalto, a maior unidade de processamento de gás natura faz parte do Projeto Integrado Rota 3. Com o complexo, será ampliada a oferta de gás natural para o mercado nacional, reduzindo a dependência de importações. As obras da estrutura industrial mobilizaram cerca de 10 mil trabalhadores.
O início das operações comerciais está previsto para a primeira quinzena de outubro. O complexo vai contar com ao menos 600 profissionais envolvidos na operação, manutenção de equipamentos e no suporte operacional do gasoduto e das plantas de processamento de gás e de utilidades, segundo o governo federal.