Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Novo ministro da Justiça diz que combate ao crime organizado será ‘ação de Estado’

Anúncio foi feito por Wellington César Lima e Silva, após reunião com Lula, Moraes e autoridades; Justiça terá troca oficializada nesta quinta

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente se reuniu pela manhã com autoridades.
  • Foi discutida a importância de parcerias para viabilizar projetos.
  • O ministro tomará posse à tarde e realizará um ato simbólico com Lewandowski.
  • Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Lula convidou Wellington Silva (direita) para ser o novo ministro da Justiça Ricardo Stuckert/PR - 13.01.2026

O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, afirmou nesta quinta-feira (15) que o combate ao crime organizado será uma “ação de Estado”, em sua gestão, com a atuação de todos os órgãos.

“Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada de todos esses atores, de elevar a ação do Estado em combate ao crime organizado. De maneira que a relevância que o crime organizado assumiu, neste momento, impõe, na percepção do presidente de todos esses autores, a necessidade de uma atuação conjunta de todos os órgãos do Estado”, disse o novo ministro.


O anúncio foi feito pouco após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades, entre eles, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

LEIA TAMBÉM

O encontro não estava previsto na agenda oficial e foi voltado para discutir a pauta da Segurança Pública. A reunião se deu no mesmo dia em que o Banco Central decidiu liquidar a empresa Reag, pela suspeita de criar fundos de investimentos e blindar patrimônio do PCC (Primeiro Comando da Capital).


Ações de combate ao crime organizado ainda serão formalmente divulgadas pelo governo, mas o novo ministro defendeu a necessidade de uma ação conjunta, que envolva o Ministério Público.

“A PF vem tomando iniciativas para combate ao crime organizado. Todavia, a efetividade ultrapassa limites do Executivo e de ações do governo”, afirmou.


Welligton Sousa assume o cargo formalmente na tarde desta quinta, em cerimônia que contará com Ricardo Lewandowski, que deixa o Ministério da Justiça.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.