Novo posto de saúde é inaugurado no Riacho Fundo II
Unidade terá capacidade para atender uma população de cerca de 30 mil pacientes com consultas e exames
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
A Unidade Básica de Saúde nº 5 do Riacho Fundo II, ou UBS Parque do Riacho, foi inaugurada nesta quarta-feira (1º). O posto, situado na QS 09, Núcleo Rural Monjolo, começa a funcionar a partir dessa quarta e deve atender uma população de aproximadamente 30 mil moradores.
"Essa obra estava parada há muito tempo, em abandono", afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB). "Estamos diante de uma obra muito importante", acrescentou.
O investimento na construção da UBS foi de R$ 7.730.387,53. A previsão inicial era que a obra, iniciada no começo de 2019, fosse entregue no primeiro semestre do ano passado. No entanto, o cronograma atrasou e foi retomado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).

Ao todo, vão trabalhar na unidade sete equipes de saúde da família, que vão prestar uma série de atendimentos à população, como exames, consultas, serviços de odontologia e vacinação, por exemplo. O novo secretário de Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, também participou da inauguração.
No espaço de 2.113,08 m² de área construída, foram destinadas 14 salas para consultórios, além de cinco salas de acompanhamento.
Os postos de saúde são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e realizam atendimentos de menor complexidade. Com a unidade inaugurada nesta quarta, o Distrito Federal alcança a marca de 176 UBSs em funcionamento. Há ainda entregas previstas para Ceilândia (QNR 2), Vale do Amanhecer (Planaltina) e Buritizinho (Sobradinho II).
