Novo procurador de contas do Ministério Público junto ao TCDF, Danilo Morais dos Santos
Divulgação/TCDF
O novo procurador de contas do Ministério Público junto ao TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal), Danilo Morais dos Santos, tomou posse na última terça-feira (14). Aprovado em primeiro lugar no concurso público, Danilo completa a turma de quatro procuradores que atuam no DF.
O cargo estava vago desde 2017, quando a então procuradora Márcia Farias aposentou. “Parabenizo o novo Procurador pela aprovação em primeiro lugar num concurso que é tão difícil. Ao fim de toda essa batalha, você se mostrou o mais preparado”, elogiou procurador-Geral do MPjTCDF, Marcos Felipe Pinheiro Lima. “Agora, começa o seu desafio aqui no Tribunal de Contas, não só pelo volume de processos, mas também porque, na sua nova função, Vossa Excelência vai ter condições de identificar vícios, problemas e demandar a atuação desta Corte para melhorar a vida da população. Cada vitória sua será do MP e também da sociedade”, completou.
Para o presidente do TCDF, Paulo Tadeu, o novo procurador é um "presente de Natal antecipado". “Esse presente, que recebemos hoje com muita alegria, também é para a sociedade do Distrito Federal. Sua luta, sua origem e seu mérito nos enchem de esperança, e sua expertise e experiência fortalecem muito o TCDF”, disse. O procurador Demóstenes Tres Albuquerque ressaltou que “o Ministério Público ganha um excelente reforço com a posse de Danilo.”
Aos 32 anos, Danilo Morais trabalhou por dez anos no Senado Federal como servidor público. “O TCDF está recebendo hoje um dos melhores quadros da República. Danilo talvez tenha feito mais pelo país do que muitos parlamentares, o que é motivo de lamento, por perdermos um quadro tão qualificado, mas também uma certeza de que o Tribunal vai se orgulhar muito dele”, elogiou o senador Randolfe Rodrigues, que participou da cerimônia de posse. "É também uma pessoa que nunca se esqueceu da sua origem, de família humilde na Bahia, e que venceu pelos próprios esforços", complementou.
O senador Fabiano Contarato também destacou qualidades do ex-assessor no Senado: “vocês estão recebendo um servidor brilhante, inteligente, sensível, sóbrio e sereno. Com certeza, quem ganha com a vinda de Danilo é a sociedade, pois os Tribunais de Contas têm um papel fundamental na garantia de melhores serviços à população", disse o senador. Contarato finalizou sua fala com um conselho para a atuação do novo procurador: “olhe pelos mais pobres sempre.”
Após a assinatura do termo de posse, Danilo Morais relembrou suas origens e agradeceu aos que o ajudaram na trajetória. “Há cerca de 15 anos, eu era estagiário no Ministério Público do DF e Territórios, ali do outro lado da Praça [do Buriti], e todo dia eu atravessava para pegar o ônibus em frente ao TCDF. Eu olhava e pensava ‘nossa, que prédio bonito!’, mas ainda sem consciência da relevância do papel do Tribunal de Contas. Jamais imaginei um dia fazer parte deste Tribunal, do Ministério Público de Contas”, afirmou.
“De mim, esperem compromisso e dedicação no exercício da nova função. Compromisso de aplicar com rigor e zelo as leis e normas do DF, de continuar colocando em prática o enorme aprendizado que tive nesses 10 anos de Senado Federal, e compromisso com a comunidade. Espero colaborar para que a vida das pessoas seja melhor.”
Danilo Morais é servidor público desde os 18 anos. Foi analista legislativo do Senado Federal entre 2012 e esta terça-feira (14), quando tomou posse no cargo de procurador. Mestre em Poder Legislativo e especialista em Direito Processo Civil e Direito do Trabalho, é professor de pós-graduação em Direito.
Possui graduação em Direito, pela Universidade de Brasília, em Comércio Exterior (2011) e em Processos Gerenciais (2015), pelo Centro Universitário Internacional.
Ele será o titular da Terceira Procuradoria do MP de Contas e passará a integrar o Colégio de Procuradores, que, além do procurador-geral, Marcos Felipe Pinheiro Lima, conta com os procuradores Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e Demóstenes Tres Albuquerque.
Com informações do TCDF