Oposição mapeia votos para anistia geral em meio ao julgamento de Bolsonaro no STF
Proposta ganhou apoio de partidos de centro na Câmara; ao menos 264 deputados apoiam o projeto, diz líder do PL
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ala oposicionista vai continuar direcionando o foco, nesta semana, ao projeto de lei da anistia geral. O movimento de continuidade acontece em paralelo ao julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
A expectativa é de que até a sexta-feira (12) haja uma definição pela condenação ou absolvição do ex-presidente e de mais sete réus.
LEIA MAIS
Nesta semana, há expectativa de que o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), se encontre com líderes partidários do PP, Republicanos, União Brasil, PSD e MDB para fazer um “mapeamento” dos votos que a proposta terá na Câmara. Ele diz que ao menos 264 deputados apoiam o projeto.
“Na verdade, eu quero mostrar que a gente tem capacidade de superar esse número e para isso eu estou fazendo contato com os líderes para ir mapeando partido a partido, para deixar um mapa bem próximo ao presidente Hugo Motta para ele entender”, disse Sóstenes.
Segundo o líder do PL, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu que a proposta será votada ainda este ano e lhe pediu um mapeamento a fim de saber o apoio real da proposta na Casa.
Mais: Confira a minuta do projeto de lei da anistia elaborada por Sóstenes Cavalcante
Há ainda expectativa de que Motta designe um relator ao texto nos próximos dias. O nome deve ser ligado a partidos de centro.
Na Câmara, tramita um projeto de anistia aos presos pelos atos extremistas do 8 de Janeiro. Contudo, apesar de o texto não ter um relatório final, a ideia é aprovar uma anistia geral, que inclua Bolsonaro e investigados no inquérito das fake news, além do perdão à condenação eleitoral do ex-presidente.
Na semana passada, a anistia ganhou fôlego na Câmara dos Deputados com a articulação direta e presencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O governador passou dois dias em Brasília e teve um encontro com Hugo Motta na quarta-feira (3) para tratar sobre o assunto.
Apesar de ainda não ter um cronograma, a ideia é que o texto seja apreciado apenas depois do julgamento de Bolsonaro no STF.
Perguntas e Respostas
Qual é o foco da ala oposicionista nesta semana?
A ala oposicionista está direcionando seu foco ao projeto de lei da anistia geral, em paralelo ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF por tentativa de golpe de Estado.
Qual é a expectativa em relação ao julgamento de Bolsonaro?
A expectativa é que até a sexta-feira (12) haja uma definição sobre a condenação ou absolvição do ex-presidente e de mais sete réus.
Quem está liderando o mapeamento dos votos para a proposta de anistia na Câmara?
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, está se reunindo com líderes partidários do PP, Republicanos, União Brasil, PSD e MDB para mapear os votos a favor da proposta de anistia.
Quantos deputados apoiam a proposta de anistia, segundo Sóstenes Cavalcante?
Sóstenes Cavalcante afirma que ao menos 264 deputados apoiam o projeto de anistia geral.
Qual é o objetivo do mapeamento realizado por Sóstenes Cavalcante?
O objetivo é demonstrar a capacidade de superar o número de apoios e fornecer um mapa detalhado ao presidente da Câmara, Hugo Motta, para que ele compreenda o apoio real à proposta.
O que Hugo Motta, presidente da Câmara, disse sobre a proposta de anistia?
Hugo Motta garantiu que a proposta será votada ainda este ano e solicitou um mapeamento para entender o apoio à proposta na Casa.
Qual é a expectativa em relação ao relator do texto da anistia?
Há expectativa de que Hugo Motta designe um relator para o texto nos próximos dias, e esse nome deve estar ligado a partidos de centro.
O que tramita atualmente na Câmara relacionado à anistia?
Na Câmara, tramita um projeto de anistia aos presos pelos atos extremistas do 8 de Janeiro, com a intenção de aprovar uma anistia geral que inclua Bolsonaro e investigados no inquérito das fake news, além do perdão à condenação eleitoral do ex-presidente.
Como a proposta de anistia ganhou apoio na Câmara?
A proposta ganhou força na Câmara dos Deputados com a articulação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que passou dois dias em Brasília e se encontrou com Hugo Motta para discutir o assunto.
Qual é a previsão para a apreciação do texto da anistia?
Ainda não há um cronograma definido, mas a ideia é que o texto seja apreciado apenas após o julgamento de Bolsonaro no STF.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
