Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Outubro Rosa: Saúde entrega nesta sexta unidades móveis que vão atender 42 mil pacientes

Carretas de saúde da mulher vão atuar em locais de difícil acesso e com pouca oferta de serviços especializados

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Ministério da Saúde entrega 28 carretas da saúde da mulher para atender 42,5 mil pacientes.
  • As carretas focam na prevenção do câncer de mama e colo de útero em cidades do interior.
  • Os atendimentos iniciam hoje, com um total de 130 mil procedimentos a serem realizados.
  • O programa inclui mais carretas em outras regiões e visa reduzir desigualdades na assistência à saúde.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Carretas começam a atender hoje 13 estados do país Walterson Rosa/MS - arquivo

O Ministério da Saúde entrega nesta sexta-feira (10) 28 carretas da saúde da mulher que vão atender 42,5 mil pacientes da rede pública, previamente agendadas na campanha de prevenção do Outubro Rosa. As carretas vão atuar principalmente em cidades do interior com foco na prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Os atendimentos começam ainda hoje e fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas.

As unidades móveis foram distribuídas em 20 estados brasileiros para reduzir o tempo de espera no SUS. Segundo a pasta, as carretas estão totalmente estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais. Ao todo, devem ser realizados 130 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.


As carretas vão atuar principalmente em locais de difícil acesso e com pouca oferta de serviços especializados de saúde. 15 carretas já estão localizadas em alguns municípios nesta sexta-feira, como Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ) Guaranhuns (PE) e Goiânia (GO).

Leia mais

“O Agora Tem Especialistas é mais que um programa. Ele representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.


Em 17 de outubro, mais 11 carretas de saúde da Mulher chegarão a outros municípios, reforçando a ação do Outubro Rosa nestes oito estados: Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal. E no dia 24, mais uma carreta estará em funcionamento no Rio de Janeiro, na comunidade do Morro do Alemão.

A iniciativa, realizada pelo Ministério da Saúde e pela AGSUS (Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde), pretende reduzir as desigualdades regionais em relação à assistência especializada. O investimento para a ação no Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões.


Atendimento humanizado

A carreta conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado. Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, estão disponíveis colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros.

E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica. O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas também conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnósticos; sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para, no mínimo, 60 pessoas sentadas simultaneamente, TV de 42 polegadas, além de bebedouro com fornecimento de água potável.


As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.

150 carretas até 2026

O programa prevê o total de 150 carretas circulando por todo o país até 2026. Essa iniciativa integra os dez eixos do Agora Tem Especialistas, que tem como estratégia central a mobilização de toda a estrutura de saúde do Brasil, a pública e a privada. Além das carretas, estão em andamento outras iniciativas que buscam aumentar a capacidade de o SUS atender a população, como reforço de médicos especialistas e realização de mutirões, exames e cirurgias.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.