Oxigenoterapia domiciliar será oferecida a mais 347 pacientes no DF
Demanda aumentou por causa da pandemia; intenção é reduzir procura por unidades de saúde e até permitir alta de pacientes
Brasília|Do R7, em Brasília
Um novo contrato firmado pelo Governo do DF para o fornecimento de equipamentos de oxigenoterapia domiciliar vai permitir o atendimento de mais 347 pacientes. São pessoas com insuficiência respiratória crônica irreversível causada por lesões pulmonares, como fibrose cística e bronquiectasia.
Segundo a gerente de Serviços de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde, Bianca Lima, o contrato vai reduzir a procura por unidades de saúde. Além disso, a ideia é permitir a alta de pacientes que dependem do tratamento, liberando leitos em hospitais.
O serviço de oxigenoterapia já é oferecido para 1.200 pacientes em tratamento domiciliar. Por causa da pandemia da Covid-19, houve um aumento da demanda, já que muitas pessoas ficaram com sequelas respiratórias.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, diz que é preciso reforçar opções ao tratamento hospitalar para desafogar o sistema. "Nós estamos tendo um aumento da sobrevida da população do Distrito Federal, com aumento de doenças crônicas, doenças renais e diabetes. Vamos precisar de leitos."
Com informações da Agência Brasília