Brasília Pacheco assume Presidência da República nesta sexta

Pacheco assume Presidência da República nesta sexta

Senador ocupa cargo porque Bolsonaro está em viagem, assim como os próximos nomes na sucessão, Mourão e Arthur Lira

  • Brasília | Victória Olímpio, Do R7, em Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Jefferson Rudy/Agência Senado - 05.04.2022

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assume a Presidência da República nesta sexta-feira (6). Ele ocupa o cargo por ser o próximo na sucessão presidencial, já que o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estão em viagem ao exterior.

Pelos próximos dias, Pacheco se torna responsável pelas decisões do Executivo. Bolsonaro vai a Georgetown, na Guiana, para se reunir com o presidente do país, Mohamed Irlaan Ali. Os mandatários vão discutir a atualização da tabela de produtos com benefícios tarifários para a importação, que já foi firmada entre os países.

Mourão visita Montevidéu, no Uruguai, e deve retornar ao Brasil neste sábado (7). Lira viaja para Nova York, nos Estados Unidos. As regras eleitorais não permitem que ambos assumam a Presidência da República neste momento, seis meses antes do pleito eleitoral, uma vez que são candidatos. Se assumirem a cadeira presidencial, Mourão e Lira poderão disputar apenas o Palácio do Planalto. O atual vice vai disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul, e o presidente da Câmara, a reeleição como deputado federal.

Nesta quinta-feira (5), Pacheco disse que o Congresso deve derrubar o veto do presidente Bolsonaro ao projeto de lei que criaria a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e autorizaria o repasse de R$ 3 bilhões anuais para aplicação em atividades culturais.

Últimas