Brasília Parada livre para desembarque de ônibus baixa de 23h para 21h no DF

Parada livre para desembarque de ônibus baixa de 23h para 21h no DF

Apesar da mudança, motoristas não vão parar em viadutos, pontes, túneis e vias que não possuam acostamento ou recuo adequado

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Projeto foi aprovado por deputados distritais nessa terça-feira (26)

Projeto foi aprovado por deputados distritais nessa terça-feira (26)

Joel Rodrigues / Agência Brasília

Baixou das 23h para as 21h o horário a partir do qual os usuários do transporte público do Distrito Federal podem pedir para que os motoristas de ônibus parem antes ou depois das paradas oficiais. Essa decisão foi aprovada por deputados distritais nessa terça-feira (26).

Segundo o PL 1.997/2021, o benefício concedido aos passageiros é válido até as 6h do dia seguinte. Por outro lado, os condutores não vão parar em viadutos, pontes, túneis e vias que não possuam acostamento ou recuo adequado. Nesses casos, o motorista deverá oferecer uma alternativa ao passageiro. O usuário também não pode pedir que o coletivo mude o itinerário.

Segundo a justificativa do projeto, a mudança é importante "em razão dos altos índices de violência e criminalidade", e a meta é "dar maior segurança aos usuários do transporte coletivo do Distrito Federal".

Presidente da Câmara Legislativa do DF e autor do projeto, o deputado Rafael Prudente (MDB) argumentou que "o período noturno é o mais perigoso e coloca os usuários em situação de vulnerabilidade".

Últimas