Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partido pede que deputado seja cassado por suposto assédio contra parlamentar

O PL acusa Márcio Jerry (PCdoB-MA) de quebra de decoro parlamentar por abordagem à deputada Júlia Zanatta (PL-SC)

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Deputada Júlia Zanatta (PL-SC) acusa deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assédio
Deputada Júlia Zanatta (PL-SC) acusa deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assédio Deputada Júlia Zanatta (PL-SC) acusa deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assédio

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, enviou um ofício ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir que o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) seja cassado por quebra de decoro parlamentar devido a um suposto caso de assédio contra a deputada Júlia Zanatta (PL-SC).

Na última terça-feira (11), durante uma sessão da Comissão de Segurança da Câmara, Jerry foi filmado ao se aproximar por trás de Júlia e falar perto do pescoço dela. A deputada disse que o parlamentar do PCdoB cometeu assédio, mas ele nega a acusação.

No documento que pede a cassação de Jerry, Costa Neto diz que “a deputada Júlia Zanatta foi abordada pelo representado com comportamento inadequado e inaceitável para um parlamentar, em ato claro e incontestável de natureza abusiva com contornos de importunação sexual e ainda violência política contra a mulher”.

“É explicitamente um contato íntimo forçado e com o objetivo de intimidá-la, sendo uma atitude agressiva e claramente, demonstrando uma abordagem indevida, inaceitável dentro do parlamento, caracterizando-se em violência política de gênero”, afirmou o presidente do PL.

Publicidade

Costa Neto diz que a atitude de Jerry pode ser caracterizada como importunação sexual, violência política contra a mulher, assédio e constrangimento.

“Não há outra medida que dê conta da gravidade do ocorrido que não a cassação do mandato do deputado representado pela prática de ato que feriu seriamente o decoro parlamentar e deveres fundamentais previstos no Código de Ética, o que, certamente, fere a imagem e reputação dessa Casa legislativa caso reste impune”, destacou o presidente do PL.

Jerry alega estar sendo vítima de fake news e diz que não cometeu assédio contra Zanatta. Segundo o deputado, ele estava apenas tentando apartar uma discussão entre a parlamentar do PL e a deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.