PAS UnB: 11 mil candidatos são esperados para a terceira etapa da prova
Programa seriado é dividido em 3 etapas e reserva 50% das vagas para ingresso na Universidade de Brasília
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Dividido em três fases, a última etapa do PAS (Programa de Avaliação Seriada) é a primeira a ser aplicada: neste domingo (30), 11.347 candidatos do subprograma 2023-2025 devem realizar o PAS 3 para concorrer a uma vaga na UnB (Universidade de Brasília).
Na semana subsequente, haverá a aplicação do PAS 2, em 7 de dezembro, e o período de avaliação se encerra com o PAS 1, em 14 de dezembro.
Orientações gerais
A prova se inicia às 13h e aplica em um mesmo dia o teste de conhecimentos e a redação em língua portuguesa. Ao todo, são 5 horas de duração.
Para candidatos que desejam permanecer com o caderno de provas, a saída deve ocorrer 15 minutos antes do final do prazo, ou seja, às 17h45.
Os locais de prova podem ser consultados na Página de Acompanhamento no site do Cebraspe.
Leia mais
Sobre a prova
Elaborado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), o PAS é exclusivo para a UnB e foi originalmente pensado para estudantes do ensino médio (com cada etapa correspondente ao 1º, 2º e 3º ano).
Desde a sua criação, mantém-se como a principal forma de ingresso na universidade, com a reserva de 50% das vagas.
No entanto, desde 2022, a inscrição é liberada para quem já possui ensino médio completo. Neste caso, também há a divisão do ciclo, e o candidato deve realizar pelo menos duas fases (2ª e 3ª). Para os estudantes do ensino médio, é liberada a participação em mais de um subprograma ou etapa.
Cada prova funciona com um peso diferente, que impacta no cálculo final da nota. A primeira etapa concentra o menor peso e não é obrigatória para a realização das posteriores. A nota final do participante é o somatório das notas calculadas a partir dos pesos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















