Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Penduricalhos: Gonet diz que decisão de Dino ‘ofende separação dos Poderes’

Procurador-geral afirma que decisão extrapola objeto da ação e alerta para impacto na separação Executivo, Judiciário e Legislativo

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O procurador-geral da República, Paulo Gonet, criticou a decisão do ministro Flávio Dino sobre a revisão dos "penduricalhos" pagos a servidores.
  • Gonet afirmou que a medida extrapola o objeto da ação em julgamento no STF.
  • Ele alertou para a importância de respeitar a separação dos Poderes para conter a atuação do Judiciário.
  • A sessão do julgamento foi suspensa e será retomada com a apresentação dos votos dos ministros.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Gonet atentou para limites da decisão de Dino como forma de conter a atuação do Judiciário Victor Piemonte/STF - 25.02.2026

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, criticou a decisão do ministro Flávio Dino que determinou a revisão dos “penduricalhos” pagos a servidores públicos dos Três Poderes. A medida surgiu a partir de reclamação originalmente restrita a procuradores de Praia Grande (SP).

Em sustentação oral no julgamento realizado no STF (Supremo Tribunal Federal), Gonet afirmou: “A decisão liminar cuida de um tema alheio ao objeto da causa, e que não era necessário para o próprio julgamento da reclamação”.


A sessão acabou suspensa; o debate será retomado amanhã, com a apresentação dos votos dos ministros.

O chefe do Ministério Público Federal defendeu a necessidade de respeito aos limites do pedido formulado na ação como forma de conter a atuação do Judiciário.


Segundo ele, a ampliação do objeto compromete o princípio da separação dos Poderes. “A vinculação da jurisdição ao pedido é fórmula de limitação do Poder Judiciário, é aspecto crucial do sistema de pesos e contrapesos”, salientou.

“A questão que se põe neste caso é da mais impactante repercussão para o próprio sistema constitucional. O precedente que se pode formar aqui tem potencialidade de afetar substancialmente os limites até agora impostos ao poder de agir do Tribunal”, complementou.


Ao final, Gonet ressaltou que o tema discutido possui “premente importância”, mas ponderou que sua manifestação trata da forma como o assunto entrou em debate.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.