Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Península dos Ministros é o primeiro alvo das derrubadas de construções na orla do Lago Paranoá

Ao todo, Agefis vai retirar construções irregulares em 439 lotes dos Lagos Sul e Norte

Brasília|Do R7, com Agência Brasília

  • Google News
Cercas e muros irregulares das casas ao redor do Lago Paranoá serão derrubados na Operação da Agefis
Cercas e muros irregulares das casas ao redor do Lago Paranoá serão derrubados na Operação da Agefis

Órgãos do GDF (Governo do Distrito Federal) divulgaram o cronograma das retiradas de construções irregulares na orla do Lago Paranoá, em Brasília, que começam a partir da próxima semana. As operações terão como alvo muros, cercas e objetos que impeçam a circulação em até 30 m nas margens, e vão começar na QL 12 do Lago Sul, conhecida como Península dos Ministros, e na QL 2 do Lago Norte, próxima a três parques ecológicos.

Ao todo, a operação coordenada pela Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal) vai passar por 439 lotes nas duas regiões administrativas ao redor do lago nos próximos dois anos. Nesta primeira etapa, porém, serão apenas 47 terrenos que ficam em áreas com menor grau de complexidade, segundo o governo.


As operações de retirada e derrubada vão cumprir uma decisão tomada pela Justiça em 2011. O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) entrou com ação pedindo a desocupação da área de preservação ambiental por entender que, além de ser pública, as ocupações comprometem a saúde dos recursos hídricos. Segundo o governo, os moradores foram notificados sobre as derrubadas em abril deste ano.

Leia mais notícias no R7 DF


Deputados do DF articulam manobra para impedir derrubada de construções irregulares nas margens do lago

A segunda etapa envolverá 110 terrenos nos Lagos Norte e Sul. Em seguida, cercas e muros de 282 imóveis nas duas regiões administrativas serão retirados. A quarta fase inicia-se com a primeira e consistirá em ações de fiscalização, por meio de sobrevoos e fotos via satélite, a fim de impedir novas invasões.


Nestes locais, apenas píeres e quadras poliesportivas serão mantidos. A operação também não demolirá nenhuma casa na orla do lago. À medida que a orla for desobstruída, o Ibram (Instituto Brasília Ambiental) e a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) vão reconstituir a paisagem, fazer ciclovias e instalar bancos para oferecer conforto aos futuros visitantes.

Veja as quadras atingidas pelas derrubadas nos Lagos Sul e Norte:


1ª ETAPA:

Lago Norte – QL 2

Lago Sul - QL 12 (Península dos Ministros)

2ª ETAPA:

Lago Norte - Parque dos Escoteiros, SHIN EQL 4/6; Parque Ecológico das Garças; SHIN EQLs 11/13 e 13/15

Lago Sul - Área Vivencial SHIS QLs 14/16; Monumento Natural Dom Bosco; Parque Ecológico Anfiteatro Natural; Parque Ecológico do Bosque; Refúgio da Vida Silvestre Copaíbas; Refúgio da Vida Silvestre Garça Branca

3ª ETAPA:

Lago Norte - SHIN EQL 6/8; SHIN QLs 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10; 11; 12; 13; 14; 15 e 16

Lago Sul - Parque Vivencial Canjerana; Pontão do Lago Sul; Setor Habitacional Dom Bosco e Condomínio Villages Alvorada; SHIS QLs 6 a 10; SHIS QLs 14 e 15; SHIS QLs 20 a 22; SHIS QLs 24 e 13; SHIS QLs 26 e 14; SHIS QLs 28 e 22

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.