Pesquisa aponta que 18 mil empregos foram criados no DF entre abril e maio de 2023
De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, setores de serviços e construção lideram em criação de postos de trabalho
Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília
A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Distrito Federal divulgada nesta terça-feira (27) mostra que o número total de pessoas sem trabalho diminuiu entre maio e abril de 2023.
Nesse período, o índice caiu de 16,8% para 16,5%, e foram criados 18 mil postos de trabalho, enquanto 15 mil pessoas passaram a integrar a População Economicamente Ativa (PEA). As informações são do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No recorte anual, a comparação entre maio deste ano e de 2022 mostra aumento da taxa de desemprego, que passa de 15,8% para 16,5%. Segundo o relatório, nos últimos doze meses, 37 mil pessoas entraram no mercado de trabalho. No mesmo período, foram criados 19 mil postos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O nível de ocupação aumentou 1,3% e o contingente de ocupados atualmente é de 1.408 pessoas. Esse resultado decorreu do acréscimo no número de trabalhadores no setor de serviços 1,3%, (ou 13 mil pessoas), de construção 5,8% (ou 4 mil) e da indústria de transformação 4,3%, (ou 2 mil). Já o setor de comércio e reparação permaneceu relativamente estável com -0,4% (ou -1 mil) enquanto o segmento da Administração Pública cresceu 1,8%, (ou 3 mil).