Governo do Distrito Federal abre 1,8 mil vagas no programa Jovem Candango
Interessados devem ter idade entre 14 e 18 anos e receberão salário mais benefícios; inscrições vão até 23 de julho
Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) abriu processo seletivo com 1,8 mil vagas para a seleção no programa Jovem Candango. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (26) e seguem até 23 de julho. Os estudantes atuam no apoio de órgãos públicos durante quatro horas diárias, sempre no contraturno escolar. Além disso, os jovens podem fazer cursos para formação profissional. Os selecionados recebem salário de R$ 619,99, vale alimentação de R$ 220 e outros benefícios.
As inscrições são feitas no site do programa e o Jovem Candango é desenvolvido pela Secretaria da Família e Juventude. Podem participar do programa são estudantes entre 14 e 18 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio em estabelecimento de ensino público no DF ou em instituição particular na condição de bolsista.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A divulgação com a lista dos classificados será divulgada em 1° de agosto. Uma das novidades do edital publicado nesta segunda-feira (26) é o benefício da pontuação social para filhos de mulheres vítimas de feminicídio e jovens atendidos pelo programa Vira Vida, além da inclusão de participantes de projetos desenvolvidos pelos centros de juventude do DF.
Experiência profissional
Atualmente, 1.400 jovens contratados pela Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) em parceria com as organizações da sociedade civil trabalham e fazem cursos para ajudar na formação técnica e profissional.
Leia mais: Câmara do DF aprova projeto para incentivar geração de empregos e de empreendimentos
O secretário Rodrigo Delmasso ressalta a importância do programa para as famílias e os estudantes. " [O programa] dá a oportunidade ao jovem que vive em situação de vulnerabilidade de conquistar a sua primeira experiência profissional e receber um recurso que ajuda na sua formação escolar e algumas vezes serve como complemento para a família."
Confira os prazos
- 23 de julho – encerramento das inscrições
- 1º de agosto – divulgação da lista dos classificados
- 1º a 5 de agosto – convocação dos aprovados
- 7 a 18 de agosto – entrega dos documentos e reconvocação dos aprovados
- 23 de agosto – contratação da primeira turma de aprovados.