PF faz operação para cumprir 12 mandados contra suspeitos de envolvimento no 8 de Janeiro
Nova fase da Lesa Pátria ocorre nesta terça em cidades da Paraíba e de Mato Grosso; agentes tentam prender duas pessoas
Brasília|Do R7, em Brasília
A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (21) a 20ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos extremistas de 8 de janeiro, em Brasília. Os agentes cumprem duas prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT).
Ao todo, a operação tem como alvo dez investigados pelos ataques às sedes dos Três Poderes. Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Digital em janela
No começo do mês, a PF prendeu mais um suspeito de participar dos atos extremistas. Os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão no município de Engenheiro Beltrão (PR).
Segundo a PF, o homem foi identificado por meio da coleta de impressões digitais nas vidraças do STF após os ataques de vandalismo. Na investigação, foram identificados vídeos que flagram o suspeito na invasão do prédio do STF. Ele seria um homem que aparece nas imagens sentando na cadeira de um dos ministros do Supremo.